Pages

sexta-feira, outubro 15, 2010

Estudo: O verdadeiro papel exercido pela Bíblia, sobre a sociedade atual


Hoje a Bíblia é o livro mais vendido e mais lido no mundo inteiro. Ela tem saído das estantes e tornou-se o livro de cabeceira de milhares e milhares de pessoas, até daquelas que não obedecem aos seus escritos. Denominações como a Igreja Católica Romana, por exemplo, que proibiam seus seguidores de ter acesso e lerem livremente a Bíblia, mudaram seus conceitos e procedimentos e passaram também a publicar o Livro Sagrado em larga escala. Até mesmo seitas, que trazem notas doutrinárias nos rodapés e editam livros interpretativos segundo suas doutrinas, costumam publicar e divulgar a Bíblia conforme a versão utilizada pelas religiões verdadeiras.
Infelizmente, cada grupo religioso a interpreta segundo seus parâmetros doutrinários e dão às suas palavras o rumo que melhor satisfaça seus interesses. Até mesmo os adeptos do espiritismo, do esoterismo e outros segmentos espiritualistas utilizam a Bíblia, fazendo uma confusão sem precedentes na história da cristandade. Os cabalistas adotam “salmos esotéricos”, “anjos esotéricos” e um tanto de misticismo que confunde facilmente, pelo simples uso da Bíblia, a mente de qualquer pessoa desinformada.
Apesar de tamanha divulgação da Bíblia e concentração das pessoas em seus escritos, o mundo tem caminhado por veredas caóticas, porque o coração do homem não permite que o Espírito que permeia e abaliza todas as Escrituras Sagradas faça com ela se torne vida e promova a mudança de atitude em tais pessoas. 
Para quem busca a Bíblia de todo o coração, querendo conhecer a vontade de Deus e andar nos Seus caminhos, as palavras nela contidas transformam o leitor ou ouvinte numa pessoa regenerada e santificada. Mas para quem a busca apenas para consolo, ouvir promessas de prosperidade, alívio religioso, porém permanece em seus pecados e com o coração endurecido, ela se torna um livro selado. Lê, ouve, mas não entende e a palavra não germina em seu coração. Tal afirmativa encontra respaldo na parábola do Semeador, em Mt 13, onde as pedras, os espinhos e a presença das aves que tomam as sementes facilmente roubam o poder contido na palavra proclamada.
Se, por um lado, o mundo se transtorna por causa da desobediência de uma grande parte da humanidade, por outro, nota-se a divulgação do evangelho em todas as suas formas, de uma maneira extraordinária. Se o evangelismo pessoal tem arrefecido um pouco, devido à correria do mundo presente, o evangelismo em massa e o evangelismo de alistamento têm crescido sobremaneira, mormente nas nações livres, como o Brasil, por exemplo. Programas de televisão, rádio, jornais, literaturas, a facilidade da imprensa, tudo contribui para que as Santas Escrituras tenham acesso ao maior número de pessoas. Igrejas abrem todos os dias, com o alvo de proclamar a Palavra de Deus.
As igrejas sérias se empenham na divulgação da Bíblia, sociedades são mantidas com o alvo de a distribuírem, pelo menos em parte, como os Gideões Internacionais, por exemplo, que distribuem largamente o Novo Testamento com Salmos e Provérbios. Deus tem levantado pessoas para traduzir a Bíblia nas mais diferentes línguas e, nações, tribos e raças têm sido o alvo de pessoas que, transformadas pelo poder do Evangelho, se dispõem a levá-lo aos mais diferentes rincões da Terra.
O verdadeiro papel da Bíblia na sociedade atual é o desempenhado pelas Escrituras em todas as sociedades passadas. O seu papel sempre será o de nortear o homem nos caminhos da retidão, revelar a pessoa de Deus e responder as perguntas que afligem a humanidade, liberando um poder transformador e regenerador no coração de todos os que a buscarem. O profeta Isaías garantiu que a Palavra de Deus “não volta vazia, mas prospera naquilo para o que foi enviada”, 55.11.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário