Pages

terça-feira, novembro 09, 2010

Estudo: A Veracidade da Bíblia - Parte 1

Leia esses textos e veja que a Bíblia se explica, e que ela é real e fiel em suas palavras.

1 - Deuteronômio 6.1-3: “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor vosso Deus para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; Para que temas ao Senhor teu Deus e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teus filhos, todos os dias da tua vida, e que os teus dias sejam prolongados. Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o Senhor Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel”.
Os “mandamentos” são uma referência ao resumo e substância da Lei – os Dez Mandamentos, ou talvez incluindo a Torá. Os “estatutos” podem referir-se às leis cerimoniais, que tratam de como aproximar-se de Deus ou do que estava prescrito como código moral, ritual ou civil. Os “juízos” do hb. mishpatim, literalmente “direito”, poderiam ser uma alusão às passagens narrativas que expressam o que acontece quando uma pessoa guarda ou quebra a lei.
Os mandamentos divinos eram tão importantes, que Moisés orientou a nação judaica a fazer todo o possível para incorporá-los à vida diária. A base de tudo seria o temor a Deus. A autoridade contida na lei de Deus deveria fazer parte do ensino cotidiano dos pais aos filhos, os quais tinham a responsabilidade de viver tais determinações.

2 - Josué 1.8 – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito, porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás”.
A expressão “o livro desta Lei” refere-se ao Pentateuco, contendo as palavras, mandamentos e revelações de Deus a Moisés, cf. Dt 31.9-12,24-26. A fidelidade de Josué para com a Palavra de Deus deveria manifestar-se em: falar a Palavra, cf. Dt 6.7; meditar nela, cf. Sl 1.2; 119.97; e obedecer-lha em tudo, cf. Ed 7.10; Tg 1.22-25. A ordem de “meditar” na Lei dia e noite, significa ler em silêncio ou falar consigo mesmo internamente à medida que se pensa. Abrange refletir sobre as palavras e caminhos de Deus, e aplica-los a cada aspecto da vida pessoal, Sl 1.2; 63.6; 77.12; 143.5.
Aqueles que conhecem e seguem a Palavra de Deus serão prósperos e “bem-sucedidos”, pelo fato de possuírem a sabedoria para viverem em retidão e de alcançarem o alvo de Deus para a sua vida, cf. Sl 14.2; 119.99; Pv 1.3; 10.5. Os requisitos para essa prosperidade e sucesso garantido pela Palavra de Deus, está em ser forte e corajoso, vv.6,7; ter a Palavra de Deus como guia supremo em tudo que cremos e fazemos, v.7; estudar a Palavra de Deus, meditando nela diariamente, v.8 e resolver buscar continuamente a presença de Deus por toda a vida, vv.5,9. Esta mensagem dirigida a Josué oferece um conjunto de princípios gerais para uma vida de bem-aventuranças.

3 - Salmo 19 – Nos vv. 1-6, Davi expõe que o mundo físico, com todas as suas manifestações diárias regulares, manifesta a glória e o poder criador de Deus. Dos vv. 7 a 11, ele fala da natureza, dos benefícios e valores da Palavra de Deus, utilizando-se de termos como “A Lei”, “O testemunho”, “Os preceitos”, “O mandamento” e “Os juízos”. Em resumo, ele diz que “A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices; os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos; o temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente”. Em tais assertivas, a autoridade da Escritura se revela nos efeitos que cada um dos seus aspectos produz no coração do ser humano.

4 - Salmo 107.20 – “Enviou a sua Palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição”. Esta é uma clara referência sobre a autoridade da Palavra para curar e livrar da destruição. Em Mt 8.5-13, nota-se o mesmo princípio, quando um centurião de Cafarnaum diz a Jesus: “... mas dize somente uma palavra, e meu criado sarará”. O fato de crer no poder da Palavra de Jesus resultou em bênçãos de cura na vida do servo do centurião, v. 13.

5 - Salmo 119.105,9,11 – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz, para o meu caminho. Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. A Palavra de Deus possui os princípios espirituais que ajudam o crente a evitar tristezas, ciladas e tragédias causadas por decisões e escolhas erradas. O crente poderá levar uma vida santa, resistindo às influências perniciosas que caracterizam o meio ambiente ímpio em que vive, observando e obedecendo à Palavra de Deus. A autoridade das Escrituras Sagradas injetadas dentro do coração do crente ajuda-o na luta contra o pecado, que o afasta de Deus e de uma vida segura e próspera em todos os sentidos.


Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário