Pages

quinta-feira, maio 26, 2011

Estudo: Como viver na era do tudo pode?


Uma geração passada viveu a era do “nada pode”. Dentro da Igreja, principalmente, tinha algumas regras que chegavam ao cúmulo, de quem não as seguisse, era humilhado, ridicularizado e até expulso da Igreja.E por causa disso, muitos se afastaram, e muitos nem entraram na Igreja. Isso eu vejo como um extremismo muito ruim. E muitas pessoas faziam, não por desejo, mas por força, ou por medo, mas vemos um alerta em Zc 4:6. Mas hoje em dia estamos vivendo a era do “tudo pode”. Ou seja um liberalismo radical que é o oposto do que foi vivido gerações atrás.
Na era do “nada pode”, quem fazia era ridicularizado, hoje na era do “tudo pode”, quem não faz que é ridicularizado. É complicado vivermos em extremismos assim, concorda comigo? Vemos que a maioria anda de acordo com o ritmo. Muitos não tem uma posição firme, não tem uma mentalidade formada e andam de acordo com a “musica tocada”. A nossa regra de Fé e Prática é a Bíblia, e isso é indiscutível quando recebemos a fé em Jesus. Mas o que me deixa triste é ver que os “crentes” que deveriam defender e lutar pelos ensinamentos bíblicos, estão abandonando a verdade e andando conforme o ritmo do mundo. Já tive, o “des”prazer de ouvir crentes dizendo assim: “O que a Bíblia diz não tem nada haver”, isso com relação a algo que eles faziam. Como isso é triste. Não apoio a posição de “nada pode”, porque, em partes, seria algo forçado, e nem concordo também com a posiçãodo “tudo pode”, pois a Bíblia diz em 1 Co 10:23: “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. A liberdade que Jesus nos concede não é para fazermos tudo o que queremos. Não confunda liberdade com libertinagem. Paulo nos ensinou em Gl 5:13: “Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne”. Entãoa liberdade que Jesus nos dá não é para cumprirmos a vontade da nossa carne.
O que posso te dizer sobre a pergunta tema: “Como viver na era do tudo pode?


1) Seja firme na Bíblia
Quando conhecemos a Bíblia, conhecemos a verdade. Jesus disse isso em Jo 17:17. E Ele mesmo disse em Jo 8:32que quando conhecemos a verdade, ela nos liberta.Tudo está se encaminhando para o cumprimento bíblico. Não se engane. Paulo nos ensinou que quandoconhecemos a “lei”, seremos julgados pela própria “lei”. Posso dizer, não tem como voltar atrás, e tirar da nossamente o que aprendemos e conhecemos da Bíblia.Sempre digo isso, faça o que a Bíblia diz que você não se perderá e nem se arrependerá.Mesmo com tantas idéias erradas sobre Deus, Igreja e vida espiritual, e com esse liberalismo que nos afeta, sejafirme na Bíblia, ela te conduzirá no caminho certo, Sl 119:105.

2) Seja firme na Fé
A nossa fé não está baseada em coisas desse mundo, nem em recursos humanos e nem em nossa força, mas elaesta baseada unicamente em Jesus Cristo. Em Lc 18:8 Jesus fez a pergunta: “Quando porém vier o Filho do homem,porventura achará fé na terra?”. Quandobaseamos nossa fé nas coisas desse mundo e nas pessoas, teremos uma fé frustrada, mas quando a basearmosunicamente na pessoa e na obra de Jesus Cristo, nunca será frustrada. Jesus foi e é perfeito, Ele ofereceu umperfeito sacrifício, então a nossa fé nele precisa continuar inabalável.

3) Seja firme nas suas experiências com Deus
Em At 26:19 Paulo disse: “…não fui desobediente à visão celestial”. Como é bom sabermos que podemos terexperiências com Deus. E muitas dessas experiências são orientações de Deus para as nossas vidas. É claro, issoé algo pessoal, e eu aprendi com meus pais o seguinte: “Não faça da sua experiência pessoal uma doutrina paratodos”.Infelizmente, muitas vezes, seremos motivo de piada por causa de alguma postura que Deus requereu de nós.E infelizmente, muitos crentes farão isso com você. Mas nessa onda do “tudo pode”, permaneça firme nas suasexperiências com Deus, pois Deus nunca te abandonará e Ele recompensará todo esforço que você fez e faz paraagradá-Lo, como diz em 1 Co 15:58.

4) Seja moderado
Como estamos falando de extremismos, do “nada pode” e do “tudo pode”, então temos que ser moderados. Essa éa idéia que a Bíblia nos orienta, em 2 Tm 1:7: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e deamor, e de moderação”. Esse versículo complementa o que já temos falado. Espírito de temor, e esse temor é comrelação a Deus. Espírito de fortaleza, é sermos firmes no que temos falado. Espírito de amor, é não pensarmos que
somos melhores do que ninguém, é não humilharmos e/ou desprezarmos ninguém. Espírito de moderação, é nãovivermos nesses extremismos, e acharmos que somos melhores do que ninguém e não afastarmos, muitas vezes,nós mesmos e as pessoas de Deus.E como precisamos ser moderados em nossas atitudes.

5) Viva em espírito
Em Gl 5:16 diz: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Como estamosfalando de um liberalismo que muitas vezes são desejos da carne, devemos andar em Espírito. Dai você mepergunta: O que é andar em Espírito? E eu posso te dar algumas respostas. É ser guiado pelo Espírito. É viver emcomunhão com Ele. É permitir que Ele opere em nós aquilo que Ele quer e pode. É andar nas Suas leis e no Seucaminho.E com relação a isso, Paulo nos ensina em Ef 5:18b: “…mas enchei-vos do Espírito”. Perceba que é algo queprecisamos fazer, nos encher do Espírito.

Espero que Deus o ajude a viver nessa era do “tudo pode” de uma forma que agrade-O. E que você se mantenhafirme e perseverante até o fim para ser salvo. Busque em Deus moderação e a força do Espírito Santo para te fazervencer em Jesus.Que Deus te abençoe, e se precisar, estou aqui para ajudá-lo em oração.

Estudo feito por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário