Pages

terça-feira, agosto 02, 2011

Estudo: O Fruto do Espírito

Atitudes piedosas que caracterizam a vida somente daqueles que pertencem a Deus pela fé em Cristo e possuem o Espírito de Deus. O Espírito produz o fruto que consiste de 9 características ou atitudes as quais estão, de modo insolúvel, ligadas umas as outras e são ordenadas aos cristãos ao longo de todo o novo testamento.

AMOR – Uma das diversas palavras gregas para amor, ágape, é o amor voluntário, referindo-se não a afeição emocional, atração física, ou laço familiar, mas ao respeito, devoção e afeição que conduz ao serviço voluntário e altruísta (Jo 15:13; Rm 5:8; 1 Jo 3:16-17).
ALEGRIA – Uma felicidade baseada nas promessas divinas imutáveis e nas realidades espirituais. É no sentido do bem-estar experimentado por aquele que sabe que tudo está bem entre ele mesmo e o Senhor (1 Pe 1:8). A alegria não é resultado de circunstâncias favoráveis, e ocorre mesmo quando as circunstâncias são as mais dolorosas e difíceis (Jo 16:20-22). A alegria é um dom de Deus, e como tal, os cristãos não devem produzi-la, mas deleitar-se na benção que já possuem (Rm 14:17; Fp 4:4).
PAZ – A calma interior que resulta da confiança no relacionamento de proteção entre uma pessoa e Cristo. A forma verbal indica união e é refletida na expressão “ter tudo isso ao mesmo tempo”. Como a alegria, a paz não está relacionada com as circunstâncias da pessoa (Jo 14:27; Cl 3:12; 1 Tm 1:15-16).
LONGANIMIDADE – A paciência relacionada à habilidade de suportar as injustiças infligidas por outros e a disposição de aceitar as situações irritantes e dolorosas (Ef 4:2; Cl 3:12).
BENIGNIDADE – Terna preocupação pelos outros, refletida no desejo de tratar os outros com gentileza, exatamente como o Senhor trata a todos os cristãos (Mt 11:28-29; 19:13-14; 2 Tm 2:24).
BONDADE – A excelência moral e espiritual manifestada na efetiva bondade (Rm 5:7). É ordenado que os cristãos exemplifiquem a bondade (2 Ts 1:11).
FIDELIDADE – Lealdade e confiabilidade (Lm 3:22; Fp 2:7-9).
MANSIDÃO – Uma tradução melhor seria “brandura”. É a atitude humilde e bondosa que é pacientemente submissa em toda ofensa, ao mesmo tempo sem o desejo de vingar-se ou dar o troco. No Novo Testamento, essa palavra é usada para descrever três atitudes: submissão à vontade de Deus (Cl 3:12), disposição para aprender (Tg 1:21) e consideração pelos outros (Ef 4:2)
DOMÍNIO PRÓPRIO – Diz respeito a refrear as paixões e os desejos (1 Co 9:25; 2 Pe 1:5-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário