Pages

quinta-feira, agosto 18, 2011

Estudo: Por que a Bíblia deixa transparecer de forma clara, muitos aspectos negativos, de muitos homens contidos em Sua história

A Bíblia diz que “tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito”, Rm 15.4. O Senhor em tudo tem um propósito. Creio firmemente, que ao descrever aspectos negativos de homens de Deus e homens sem Deus, o Senhor tem um propósito básico de ensino. De um lado, Ele mostra a falibilidade humana, a sua fraqueza e incompetência própria para vencer as tentações sem a ajuda de Deus. Mostra, também, que o tentador e inimigo das almas não perde tempo, portanto, sem vigilância e abrindo brechas o ser humano torna-se sua presa fácil, como foi no caso de Davi com Bate-Seba, 2 Sm 11-12.
Em 1 Co 10.1-12 o apóstolo Paulo usa a figura dos israelitas no deserto, quando se prostraram diante dos ídolos, murmuraram contra Deus e contra Moisés, se prostituíram com outros povos, e diz ao povo de Deus: “E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram... tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso...”. Portanto, os aspectos negativos das pessoas envolvidas em tais fatos, constam na Palavra de Deus para “nosso aviso”, isto é, para nos prevenir que, se agirmos da mesma maneira, teremos o mesmo fim: “aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe, não caia”, v.12.
Depois de apresentar a “galeria dos heróis da fé” no cap. 11, o escritor aos Hebreus diz no cap. 12.1: “Nós, também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado, que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta...”. Se o fato de exaltar a postura daqueles que, pela paciência e fé, conquistaram seus postos na obra de Deus, da mesma forma, as descrições dos que erraram, conduzem-nos à reflexão de como deve ser a nossa postura espiritual, a fim de acertar como os primeiros e não errar como os segundos.
Mas creio que o principal objetivo é mostrar a grandeza do amor e do perdão de Deus, a revelação da Sua eterna misericórdia e também os Seus justos juízos. O homem colhe aquilo que semeia. Mas o amor de Deus sempre prevalece quando existe arrependimento do homem.
Fico impressionada sempre que penso em Manassés, o filho do rei Ezequias. O cap. 21 de 2 Reis, cap. 20, mostra que, apesar de ter vivenciado o testemunho e dedicação do seu pai, como avivalista de Israel, ele cometeu impiedades e atrocidades tais, ao ponto de passar seu filho pelo fogo, em oferenda ao deus Moloque. Diz o v.11, que ele fez pior do que os amorreus e outros povos idólatras, permitindo o Senhor, para a sua correção, que fosse preso e levado pelos assírios, em cadeias, para a Babilônia, 2 Cr 33.11.
Em terra distante, pagando o preço da sua obstinada rebeldia, Manassés se angustiou, orou e se humilhou muito perante o Senhor, 2 Cr 33.12. O v.13 nos relata que Deus “se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e o tornou a trazer a Jerusalém ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus”. A existência de tal fato na Bíblia revela-nos a grandeza do “coração” de Deus, sempre pronto a perdoar, a restaurar, a restituir o que o homem perdeu com sua obstinação. Não foi diferente com Sansão, nem com Davi, nem com outros que pecaram, mas arrependidos buscaram ao Senhor, e Ele os perdoou, restaurou e mostrou que, para Ele, não existem “casos perdidos”. Louvado seja Deus.

Feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário