Pages

terça-feira, agosto 23, 2011

Panorama Bíblico - 2 Crônicas



Autor: Esdras, segundo a tradição judaica

Data: Cerca de 430 a.C., registrando eventos do começo do reinado de Salomão (970 a.C.) até o início do cativeiro na Babilônia (586 a.C.)

Propósito: Unificar a nação na verdadeira adoração a Deus, mostrando as recompensas da fidelidade e as conseqüências do pecado

Temas: Recompensas da fidelidade, conseqüências do pecado, o templo, reforma, colapso nacional, restauração

Conteúdo: Os cristãos muitas vezes se admiram com a ignorância dos povos primitivos que adoram ídolos. Enquanto isso, nós mesmos servimos dedicadamente aos ídolos da riqueza, do prestígio e da auto-satisfação. 2 Crônicas, todavia, nos chama de volta à devoção sincera e firme a Deus. Continuando a história de Israel e Judá iniciada em 1 Crônicas, este livro recapitula a glória do reino de Salomão, enfatizando a construção e a dedicação do templo. Também registra os feitos dos reis de Judá que sucederam Salomão, observando especialmente a atenção de cada um aos assuntos religiosos da sua nação. 2 Crônicas salienta os feitos de Ezequias, em cujo reinado ocorreu um extenso reavivamento. O escritor descreve igualmente a destruição de Jerusalém e o exílio do povo para a Babilônia. O livro termina, porém, com uma nota positiva, quando o rei Ciro da Pérsia permite a volta do povo de Judá a sua terra. À medida que fornece aos leitores a história do passado de Israel, o escritor de 2 Crônicas insiste com eles para que redediquem suas vidas ao Deus único e verdadeiro.

Esboço:
1.1 – 17 – Início do reinado de Salomão
2.1 – 7.22 – Construção e dedicação do templo
8.1 – 9.31 – A glória do reinado de Salomão
10.1 – 36.23 – Os outros reis de Judá

Nenhum comentário:

Postar um comentário