Pages

terça-feira, agosto 23, 2011

Estudo: Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena

Pv 24:10: "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena"

- Angústia quer dizer: Uma situação dolorosa; Aflição demasiada do corpo, da mente ou do espírito; Tristeza

- A angústia (a luta) mostra quem é a pessoa:
- Ela mostra o seu caráter
- Ela mostra a sua fé
- Ela mostra a sua convicção

- Ninguém está isento da angústia (Jo 16:33)
- O dia da angústia é uma realidade, mas não é o fim. Se eu estiver em Cristo e Cristo em mim, pode vir o que for eu terei bom ânimo

- Jesus usa outro termo para explicar sobre a angústia (Mt 24:8 – O princípio das dores)
- O mundo está em aflição
- É raro vermos em jornal alguma notícia boa

- Mt 24:3-13 (Leia aqui)
- Perseverar – Resistir com paciência ao sofrimento; conservar-se firme e constante

- Estamos vivendo dias de angústias, mas Deus está dizendo: PERSEVERA, RESISTA

- Ser frouxo é:
- Não perseverar; é desistir
- Ser covarde (2 Tm 1:7 – ESPÍRITO DE FORTALEZA)
- Ser fraco (Quer dizer: Incapaz de suportar a aflição; a tentação; a angústia)

- PORQUE PASSAMOS POR ANGÚSTIA?
- Porque é necessário
- A Bíblia usa o termo “A PROVA DA VOSSA FÉ” (1 Pe 1:7)



- A Angústia (luta, prova) deve nos levar mais perto de Deus, e nunca afastar. 2 exemplos:
- JÓ
- A angústia serviu para levá-lo mais perto de Deus. A angústia mostrou que verdadeiramente Jó era fiel a Deus. Jó 42:5 ele disse: “Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos Te vêem”

- JESUS
- Passou por muita angústia, a ponto de suar gotas de sangue no jardim do Getsêmani. Depois passou por uma aflição de corpo, de mente, de alma e de espírito, mas isso o levou a cumprir seu ministério

- O dia da angústia vem, e Deus sabendo disso, disse em Sl 50:15: “E invoca-Me no dia da angústia; e Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”

- Deus sabendo que vem o dia da angústia, Ele não quer que sejamos “frouxos”

- Sobre força, eu quero usar o exemplo de Sansão
- Diz a Bíblia que quando ele fez alguma coisa (matar leão com as próprias mãos, e etc), ela usa o termo: “O Espírito do Senhor se apossou dele que...”
- DEIXE O ESPÍRITO DE DEUS SE APOSSAR DA SUA VIDA

- Paulo disse em 2 Co 12:10b: “Porque quando estou fraco, então sou forte”

- O dia da angústia vem, mas Deus quer ser a nossa força
- Moisés diz em Ex 15:2: “O Senhor é a minha força”
- O salmista diz em Sl 118:14: “O Senhor é a minha força”
- Deus diz: “EU SOU A SUA FORÇA”

- Deus não quer que agente desista, mas quer que sejamos mais que vencedores


Estudo feito por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário