Pages

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Termo Bíblico: Harém

Lugar em que moravam as mulheres secundárias dos reis e dos homens poderosos, chamado na Bíblia de “Casa das mulheres”, Et 2:3.
Os haréns alcançaram o esplendor máximo durante a ocupação de Bizâncio pelos turcos otomanos.
Um grande harém era símbolo de poder do sultão. Reunia de trezentas a mil e duzentas concubinas, com seus serviçais, alguns deles eunucos, que tinham por objetivo controlá-las. Em sua maioria, as jovens eram compradas em mercados de escravos ou eram presenteadas ao sultão por seus captores. Cada uma delas tinha um lugar específico na casa e aprendia fazer a contabilidade, a preparar café, bordar, cantar e tocar um instrumento.
Se não chamava a atenção do sultão, permanecia nessas funções até receber uma pensão e ser transferida para o suplantado harém do sultão anterior.
No entanto, se o sultão a escolhia, ela recebia aposentos privados e atendentes para lhe dar banho, massagear e perfumar seu corpo, tratar as suas unhas, penteála e vesti-la adequadamente com jóias.
Geralmente os reis de Israel, além das esposas, possuíam também concubinas, as quais moravam em haréns, embora a Bíblia não utilize este termo.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Temas Femininos

Nenhum comentário:

Postar um comentário