Há 12 notas diferentes na música tradicional: Dó, Dó Sustenido/Ré Bemol, Ré, Ré Sustenido/Mi Bemol, Mi, Fá, Fá Sustenido/Sol Bemol, Sol, Sol Sustenido/Lá Bemol, Lá, Lá Sustenido/Si Bemol e Si. Depois do Si vem o Dó uma oitava acima do primeiro Dó, e este ciclo continua. Essa sequência é chamada de escala cromática. Cada etapa nessa escala é chamada de um meio tom ou semitom. O intervalo entre duas notas é definido pelo número de semitons entre elas. Duas notas distantes um semitom, como Dó e Dó Sustenido, definem uma segunda menor. As notas que estão dois semitons distantes, como Dó e Ré, definem uma segunda maior. Isso também é chamado um tom inteiro. De semitom em semitom, os demais intervalos são a terça menor, terça maior, quarta justa, trítono, quinta justa, sexta menor, sexta maior, sétima menor, sétima maior e, por fim, a oitava.
A maioria desses intervalos também tem outros nomes. Por exemplo, um trítono é às vezes chamado de quarta aumentada se a notação das notas do intervalo parecer descrever uma quarta. Por exemplo, o intervalo trítono de Dó a Fá Sustenido é chamado de quarta aumentada, porque o intervalo de Dó para Fá é uma quarta justa. Por outro lado, se as notas do intervalo parecerem descrever uma quinta, aí o trítono é às vezes chamado de quinta diminuta. Por exemplo, o intervalo trítono do Dó ao Sol Bemol, que é na verdade o mesmo que o intervalo de Dó a Fá Sustenido, é chamado uma quinta diminuta, porque o intervalo de Dó a Sol é uma quinta justa. Em geral, se qualquer intervalo maior ou perfeito é aumentado em um semitom pela inclusão de um acidente (a indicação de bemol ou sustenido numa nota), o intervalo resultante é chamado aumentado, e se algum intervalo menor ou perfeito é reduzido em um semitom pela adição de um acidente, o intervalo resultante é chamado diminuto.
Portanto basicamente Intervalo é a distância entre duas notas.
Classificação e distâncias entre tons:
Nome do Intervalo Distância em Tons Distância em Semitons
Segunda Menor 1/2 tom (1 semitom)
Segunda Maior 1 tom (2 semitons)
Terça Menor 1 tom e meio (3 semitons)
Terça Maior 2 tons (4 semitons)
Quarta Justa 2 tons e meio (5 semitons)
Quarta Aumentada 3 tons (6 semitons)
Quinta Justa 3 tons e meio (7 semitons)
Quinta aumentada 4 tons (8 semitons)
Sexta Maior 4 tons e meio (9 semitons)
Sétima Menor 5 tons (10 semitons)
Sétima Maior 5 tons e meio (11 semitons)
Oitava Justa 6 tons (12 semitons)
Nona Menor 6 tons e meio (13 semitons)
Nona Maior 7 tons (14 semitons)
Décima Menor 7 tons e meio (15 semitons)
Décima Maior 8 tons (16 semitons)
Décima Primeira Justa 8 tons e meio (17 semitons)
Décima Segunda Diminuta 9 tons (18 semitons)
Décima Segunda Justa 9 tons e meio (19 semitons)
Décima terceira Menor 10 tons (20 semitons)
Décima Terceira Maior 10 tons e meio (21 semitons)
- Intervalos Simples são aqueles que estão contidos até a oitava (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8)
- Intervalos Compostos são aqueles maiores que oitavas (9, 10, 11, 12, 13)
- Os intervalos de 8a., 4a., 5a. e seus compostos 11a. e 12a. são chamados de justos porque possuem consonância perfeita, e a sua inversão também será um intervalo de consonância perfeita (justo). Na escala diatônica maior esses intervalos equivalem as notas que estão nas extremidades dos tetracordes.
- Os intervalos de 2a., 3a., 6a. e seus compostos 9a., 10a., 13a. maiores e todos os outro intervalos menores, aumentados ou diminutos possuem consonância imperfeita.
- Intervalos Enharmônicos são as que têm a mesma altura e nomes diferentes.
Qualificação dos Intervalos
Além da classificação em segunda, terça, quarta, etc. os intervalos admitem também uma qualificação.A razão desta pode ser compreendida observando o seguinte exemplo:
Todos esses intervalos são de sexta, uma vez que constituídos das notas dó-lá.Entretanto, a diferença de altura varia, devido a alteração provocada pelos acidentes na nota lá.
Cada um desses intervalos deve,pois,receber um qualificativo,afim de se diferenciar dos demais.
É assim que um intervalo se qualifica em:
Maior M
Justo J
Menor m
Diminuto dim
Mais-do-que-diminuto + dim
Aumentado aum
Mais-do-que-aumentado + aum
Cada um desses intervalos deve,pois,receber um qualificativo,afim de se diferenciar dos demais.
É assim que um intervalo se qualifica em:
Maior M
Justo J
Menor m
Diminuto dim
Mais-do-que-diminuto + dim
Aumentado aum
Mais-do-que-aumentado + aum
Numa escala maior (por ex. na de dó), os intervalos existentes entre a tônica e a cada um dos outros graus são os seguintes:
Ou seja:
Quando uma ou ambas as notas do intervalo sofrem alteração cromática, o intervalo se qualifica da seguinte maneira:
a) Intervalos maiores (2ª,3ª,6ª,7ª):
a) Intervalos maiores (2ª,3ª,6ª,7ª):
b) Intervalos justos (4ª,5ª,8ª)
Obs: O intervalo justo nunca se torna menor.
Intervalos no Contrabaixo
Obs.: Utilizando o C como nota base para os outros intervalos.
Aula feita por Ariel Schimidt
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