Pages

quarta-feira, junho 01, 2011

Estudo: Quais as grandes diferenças entre os pecados dos homens e dos anjos

Embora não tenha encontrado, nas minhas fontes de pesquisa, informações claras a esse respeito, segundo meu parecer, podemos estabelecer estas diferenças num esquema simples:

1. Os anjos pecaram conhecendo a glória celestial e tendo acesso irrestrito à presença de Deus. Eles foram criados para adoração e serviço e, deixando a sua criação inicial, quiseram introduzir a rebelião no céu. Os homens, na pessoa de Adão e Eva, pecaram sem conhecer a glória celestial e mantendo alguma comunhão com Deus (o Senhor Deus passava na “viração do dia” para se comunicar com o homem). Eles foram criados para frutificar e “encher a terra”. Os anjos pecaram diante do que conheciam; os homens, diante do desconhecido, embora fossem cobertos pela glória de Deus.

2. Os anjos pecaram por determinação (o pecado foi gerado no seu interior): “Serei semelhante ao Altíssimo... subirei nas alturas... estabelecerei o meu trono”, Ez 28. O primeiro homem pecou por tentação (o pecado foi induzido por sugestão de Satanás): “É assim que Deus disse?... Sereis como Deus... não morrereis...”, Gn 3. Satanás tornou-se o “enganador” e o homem, o “enganado”.

3. Os anjos “convencidos” por Satanás caíram no pecado e já foram julgados, sem chance de reabilitação diante de Deus: “E, contudo levado serás ao ‘inferno, ao mais profundo do abismo”, Is 14.15; “... em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre”, Ez 28.19b. Os homens têm chance de redenção por meio de Cristo: “E porei inimizade entre ti a mulher, e tre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gn 3.15; “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos
serão feitos justos”, Rm 5.19.

4. Os anjos maus são os geradores do pecado e tentam o homem para pecar, porém, o pecado não pode ser transmitido por suas gerações, já que eles não se relacionam sexualmente e nem se reproduzem. O pecado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão na qual este foi criado e na corrupção da sua natureza pela qual se tornou inteiramente indisposto, incapaz e oposto a todo o bem espiritual e inclinado a todo o mal, e isso continuamente: o que geralmente se chama pecado original, do qual precedem todas as transgressões atuais, Rm 5.12, 19 e 5.6, e 3.10-12; Ef 2.3; Rm 8.7-8; Gn 6.1; Tg 1.14-15; Mt 1519.

5. O pecado original é transmitido de nossos primeiros pais à sua posteridade por geração natural, de maneira que todos os que assim procedem deles são concebidos e nascidos em pecado, Sl 51.15; Jo 3.6. 5. Apesar da situação em que caíram os homens podem se arrepender dos seus pecados e obter o perdão de Deus por meio de Cristo, At 2.38,39. Para os anjos caídos, não há mais chance de arrependimento, pois a sua queda foi
devida ao ódio e inveja de Cristo, Ap 12-13. Não existe nenhum mediador que
possa resolver o problema da queda dos anjos rebeldes; os homens contam com Jesus Cristo, o eterno Mediador, 1 Tm 2.5. Cristo, como o segundo Adão, trouxe-nos o pacto da Graça e, nele, todos os eleitos estão incluídos, como sua semente.

6. Os anjos maus serão lançados no fogo eterno que foi preparado para o Diabo e para eles, Mt 25.41. À luz de 1 Co 6.3, os crentes terão parte no julgamento dos anjos maus, quando do juízo final.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário