Significa a entrada solene do rei na sua capital (2Sm 6; 1Rs 1,38-53; 2Rs 11,1-16).
No AT aparecem duas tendências: parusia futura –vinda do Rei-Messias (Zc 9,9s; Is 40,9-11); outra, recordando que é Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa (Is 46,9-13; 52,7s; Zc 1,3.16; 2,9-13; 8,2s).
A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num contexto de Parusia (Mt 21,1-11). O Batista é o arauto desta chegada (Mt 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou (Jo 7,2-9; 18,35; 14,3).
Na linha da segunda tendência do AT, acima descrita, a vinda do Filho do homem é apresentada com elementos divinos (Mt 16,27s; 24–25; Lc 21,25-33).
Textos relativos à Parusia gloriosa (1Cor 1,8; 15,23; 1Ts 2,19; 3,13; 4,15; 2Pd 1,16; 3,4.12; 1Jo 2,28). Veja “Dia do Senhor”e a nota em 2Ts 2,1-12.
No AT aparecem duas tendências: parusia futura –vinda do Rei-Messias (Zc 9,9s; Is 40,9-11); outra, recordando que é Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa (Is 46,9-13; 52,7s; Zc 1,3.16; 2,9-13; 8,2s).
A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num contexto de Parusia (Mt 21,1-11). O Batista é o arauto desta chegada (Mt 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou (Jo 7,2-9; 18,35; 14,3).
Na linha da segunda tendência do AT, acima descrita, a vinda do Filho do homem é apresentada com elementos divinos (Mt 16,27s; 24–25; Lc 21,25-33).
Textos relativos à Parusia gloriosa (1Cor 1,8; 15,23; 1Ts 2,19; 3,13; 4,15; 2Pd 1,16; 3,4.12; 1Jo 2,28). Veja “Dia do Senhor”e a nota em 2Ts 2,1-12.
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