Pages

terça-feira, junho 21, 2011

Reflexão: Só depende de você!!!


Dias atrás estava vendo um programa esportivo e passou uma matéria sobre o Ronaldinho Gaúcho. Estava uma questão no ar sobre a performance dele no time. Ele, que já foi considerado o melhor jogador do mundo, passou pelos maiores times do mundo e, hoje em dia, nem parece que é o mesmo jogador. Então um repórter perguntou ao técnico do time sobre ele e sua performance, e a resposta foi: Só depende dele mesmo, pois o time tem uma infra-estrutura muito boa, nós damos as táticas e tudo mais.

O que me chamou a atenção foi essa resposta: “Só depende dele mesmo”. E o Espírito do Senhor me levou a pensar que somos iguais, que existem muitos casos que só dependem de nós mesmos.

Quem sabe você me diga e pergunte: - Mas Júnior, Jesus disse que sem Ele não podemos fazer nada, não somos dependentes d´Ele? E eu lhe respondo: - com certeza que somos. E você me pergunta: - Então porque você colocou o título "Só depende de você"? Eu vou explicar.

Tem a parte que cabe a Deus fazer, e que somente Ele pode fazer, e tem a parte que cabe ao homem fazer, e isso Deus não faz. Ele pode ajudar e capacitar, mas Ele não faz pelo homem aquilo que depende do homem. Então quando eu digo que só depende de você, estou pautado na Bíblia. Mesmo que tenhamos a disposição, a força e a ajuda de Deus, e mesmo que possamos contar com a ajuda de pessoas, somos responsáveis por nós mesmos. Vou dar alguns exemplos bíblicos:


1) Mateus 7:8: "Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á"

Esse texto é muito claro em nos explicar sobre a parte do homem e a parte de Deus. Você precisa pedir, buscar e bater, e Deus vai responder, dar e abrir a porta. O que me chama atenção, é que são coisas simples e fáceis, não é algo impossível, mas é algo ao alcance, que qualquer pessoa pode fazer, e isso Deus não fará por você, apesar que Ele possa lhe ajudar, ninguém fará por você, apesar que pessoas poderão oferecer ajuda, mas deve ser uma atitude sua, que só depende de você mesmo.


2) Filipenses 2:12b: "...desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor"

A salvação é a maior obra que Deus realizou, realiza e realizará na vida do ser humano. A salvação teve seu início em Deus, através do Seu amor, é revelada em Jesus Cristo, e hoje manifesta pela ação do Espírito Santo.
Mas Deus não força ninguém a nada, Ele espera que desenvolvamos e multipliquemos. E com relação à Salvação, Ele espera que nós a desenvolvamos. O desenvolver é algo que você e eu precisamos fazer, e repito, Deus não fará por nós, mas tenho dito que Ele nos fortalece e capacita, pois nesse versículo 12 nos diz para "NÓS" desenvolvermos, e no versículo 13 diz: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade". Deus nos ajuda e nos capacita, e mais uma vez eu vejo a parte do homem e a parte de Deus, e digo de novo: só depende de você mesmo.


3) Judas 20-23: "Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne"

Judas é uma carta universal, destinada a todos os cristãos. Apesar de ter apenas um capítulo, seus ensinamentos são de grande valia e importância.
Ele nos ensina no versículo 3 que devemos batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos, e depois ele fala sobre os falsos mestres que ensinavam heresias; daí chamar a nossa responsabilidade, usando esses termos "edificando-vos", "orando no Espírito", "conservai a vós", "apiedai-vos" e "salvai". Ou seja, são atitudes que o homem deve ter e fazer, e isso só depende de você mesmo.


4) Isaías 1:19: "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra"

A conjunção subordinativa "SE" é algo distante, condicional. Quer dizer que só acontecerão essas coisas para aquele que fizer o que está propondo esse termo "SE": “comer o bem desta terra”, depende de “querer e obedecer”. Vejo aqui, mais uma vez, que só depende de nós mesmos. Se você quiser, se você fizer, acontecerá, mas se não quiser e se não fizer, não acontecerá.


5) Josué 1:6-9: "Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares"

Esse texto é auto-explicativo, pois retrata de uma forma muito clara a parte que Josué deveria fazer, e o que Deus faria; assim acontece conosco. E só dependia dele mesmo para que os planos de Deus acontecessem na sua vida.



Queridos, eu não estou dizendo que somos maiores e melhores do que Deus, muito pelo contrário, todas as oportunidades que temos são dadas por Ele, e sabemos que dependemos d´Ele, mas estou dizendo que aquilo que cabe a você fazer depende de você.

Deus nos proporcionou tudo para que dê certo, e só depende de você para que as coisas dêem certas, pois Deus não força ninguém a nada. Ele espera que façamos a nossa parte, e como vimos em exemplos bíblicos, quando fazemos a nossa parte, Deus faz a parte d´Ele e assim seremos bem sucedidos naquilo que fizermos.

O meu desejo é que os planos de Deus sejam cumpridos na sua vida e que o que depender de você, você faça para ver o agir de Deus na sua vida.

Que Deus o abençoe, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário