Pages

terça-feira, abril 17, 2012

Estudo: Nova Era - Parte 1

Esse é o primeiro, de cinco estudos, sobre o movimento Nova Era. Espero que gostem!



A Nova Era é um movimento religioso-filosófico-ocultista sincretista de cunho político e universal, o qual, no momento certo se transformará na religião mundial do Anticristo. Ela representa o preparo do mundo para o domínio do Anticristo, conforme preconizam as Escrituras Sagradas.
A meta final da Nova Era é uma nova ordem mundial, um só governo mundial, uma só religião oficial mundial e um só sistema financeiro mundial. É também chamada de “Terceiro Milênio”, “Era de Aquário” e “Nova Consciência Cósmica”.
O Movimento Nova Era tem muitas sub-divisões, mas é geralmente uma coleção de sistemas de ensino metafísicos de influência oriental, um conglomerado de teologias, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação, "pensamento correto" e "conhecimento correto". É uma teologia de "bem-estar", "tolerância universal" e "relativismo moral".
O MNE é difícil de definir porque "não há hierarquias, dogmas, doutrinas ou membresia". É uma coleção, ou ajuntamento de diferentes teologias com um fio comum de tolerância e divergência tecendo seu tapete de "verdade universal". Trata-se de um sistema religioso com duas crenças básicas: Divindade Evolucionária e Unidade Global.
A Divindade evolucionária crê na evolução do ser humano até que ele se torne um deus, ou a própria expressão de Cristo. A Unidade Global consiste em três grandes divisões: Homem com Homem, Homem com a Natureza e Homem com Deus. Esta unidade prevê o conhecimento da divindade que existe no homem, a unidade econômica, onde um líder mundial levará também à unidade religiosa mundial.
O objetivo da filosofia Nova Era é reconciliar todos os opostos: a ciência e o ocultismo são colocados no mesmo nível, todos os valores éticos desmoronam-se, o bem e o mal já não mais existem. Tudo é uma coisa só. Deste ponto de vista, entende-se também a tendência à síntese das religiões. 
Várias agências existem hoje, para a divulgação da Nova Era, conscientes ou não: órgãos da mídia, entidades e organismos, certas igrejas ditas cristãs e evangélicas, movimentos ecológicos, Anistia Internacional, as ONG’s, escolas e disseminadores da música.

HISTÓRICO DO MOVIMENTO

Tanto o surgimento quanto o crescimento da Nova Era tomou forma a partir da década de 1960, de modo imperceptível à Igreja, aos crentes e ao povo comum em geral e avolumou-se a partir de 1987. Foram seus mentores:

a) HELENA P. BLAVATSKY – de origem russa, fundou a Sociedade Teosófica no final do séc. XIX nos Estados Unidos. Inspirada no Budismo e no Bramanismo, absorveu seus ensinos e práticas panteístas. A chamada “Ciência de Deus” ou “Teosofismo” divulgada por Blavatsky traz falsos ensinamentos que são fartamente aproveitados pela doutrina da Nova Era: a reencarnação, a salvação meritória e o trabalho conjunto para formar uma fraternidade universal sob a égide do teosofismo.  

b) ALICE BAILEY – inglesa residente nos Estados Unidos, foi o terceiro presidente da Sociedade Teosófica. Profetiza da Nova Era e um dos seus primeiros promotores na metade do séc. XX. O plano de Ação da Nova Era, chamado pelo movimento de “O Plano”, representa um grupo de mensagens recebidas mediante mediunidade. Como médium espírita, recebia mensagens de um assim-chamado "mestre da sabedoria", o tibetano Djawal Khul. Estas mensagens, as quais este demônio lhe transmitia através de escrita automática, foram publicadas em numerosos livros, como doutrina secreta, e constituíam o "Plano", o qual até hoje, para o Movimento Nova Era, é determinante e obrigatório.

c) MARILYN FERGUSON – autora do livro de culto da Nova Era, “A Conspiração de Aquário”, publicado em l980, o qual expõe e comenta “O Plano”.

d) BENJAMIN CREME – discípulo de Bailey, é um destacado líder e conferencista da Nova Era. Ele se proclama precursor e porta-voz de Maytréia – o Anticristo, que está por vir. Ele fundou a instituição Tora, em 1982 e financiou um dos principais jornais do mundo, afirmando que “Cristo já chegou e está aqui e agora”. 

Conforme ordens secretas, o movimento deveria permanecer completamente clandestino até 1975. A partir daquele ano, a ordem era de se trazer à luz do público o "Plano" para a "Nova Ordem Mundial" e as suas características. Agora as doutrinas da "Nova Era" deveriam ser divulgadas mundialmente, juntamente com a anunciação de um "Cristo da Nova Era", usando-se todos os meios de comunicação disponíveis. E foi exatamente isto o que aconteceu. 

Por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário