Pages

sexta-feira, abril 20, 2012

Estudo: Nova Era - Parte 4


PRINCIPAIS DOUTRINAS DA NOVA ERA

a) DEUS – é uma energia mística e impessoal, que envolve e penetra tudo e todos. Ele é “A Grande Mente Universal”. São panteístas (tudo é Deus). Sendo impessoal, onipresente e benevolente, ele não condena ninguém.  Muitas práticas da Nova Era são desenvolvidas para dar um empurrão em direção a Deus. Algumas destas são: a projeção astral, que é o treinamento da alma para deixar o corpo e viajar por aí; contato com os espíritos para que eles falem através da pessoa ou para guiá-la; uso de cristais para purificar os sistemas de energia do  corpo e da mente; visualização, onde se usa a imaginação mental para imaginar a si mesmo como um animal, na presença de um ser divino, ou sendo curado de uma doença, etc.
b) JESUS CRISTO – Ele é um ser iluminado, um grande mestre, o “Avatar”, síntese da Era de Pisces, o precursor do Maitreya, o salvador do mundo da Nova Era. 
c) O ESPÍRITO SANTO – uma forma de energia mística e cósmica para ser utilizado no sentido criativo ou físico.
d) O HOMEM – é uma partícula do Deus impessoal e universal, o qual é a energia universal. O homem é o seu próprio Deus, devendo descobrir e ativar suas forças psíquicas. Ele é o próprio criador e aperfeiçoador dessas forças. O homem deve buscar os espíritos mais desenvolvidos do além, para receber orientação espiritual. No tocante à moralidade, ele é livre para viver e agir como quiser e preferir. Na Nova Era o homem é o centro. Ele é visto como divino, como co-criador, como a esperança de um futuro de paz e harmonia. Uma citação de um representante poderia ser: "Eu sou afetado apenas pelos meus pensamentos. É tudo o que é necessário para a salvação vir ao mundo. Por este simples pensamento qualquer um pode livrar-se de todos os medos.” O medo do qual eles querem se livrar pode bem ser o da condenação, da convicção do pecado e, por fim, algumas vezes, do cristianismo e dos cristãos. Como o Movimento é tolerante com muitas posições teológicas, ele se opõe às "mentes estreitas" do Cristianismo que ensinam que Jesus é o único caminho para Deus e que existe uma moral absoluta.
e) A RELIGIÃO UNIVERSAL – as igrejas, que caminham para o mesmo objetivo, devem ser unificadas, para que haja uma só e completa religião universal.
f) SALVAÇÃO - vem pelo desenvolvimento dos poderes psíquicos de cada indivíduo, praticando os ensinos da Nova Era. Já que não existe o pecado, não existe a necessidade de um salvador. A reencarnação resolve este problema. Então, o homem precisa ser salvo da ignorância e não do pecado.
g) SATANÁS – é qualquer indivíduo que desconhece o seu potencial interior, e, por isso, não o desenvolve.
h) O MAL E O PECADO – pecado é o indivíduo ignorar a sua própria divindade. São falsas idéias adquiridas pela mente mortal da humanidade. Não existem absolutos morais na Nova Era. No entanto, eles pedem para se ter tolerância espiritual para com todos os "sistemas de verdade". Eles chamam isto de "harmonização".
i) A MORTE – somente ocorre quando a pessoa, por meio de muitas reencarnações, alcançar o grau de perfeição que o uma definitivamente com Deus.
j) CÉU E INFERNO – são apenas estados de consciência do bem e do mal, que ocorrem somente nesta vida, não existem na eternidade. 
l) Os seguidores da Nova Era têm um nome para a terra: Gaia. Gaia é para ser reverenciada e respeitada. Por isso, adoram a terra e a natureza.

Por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário