Pages

terça-feira, abril 03, 2012

Estudo: Pregação e Mensagem Bíblica


A mensagem bíblica tem existência própria, nos escritos sagrados. Tudo o que está escrito é para edificação, ensino, correção, consolo, e tem uma finalidade. O objetivo da Pregação é o de informar, convencer, estimular e motivar os ouvintes a praticar a mensagem bíblica, dentro do tema indicado pelo Espírito Santo para a ocasião. A pregação consiste na transmissão da mensagem bíblica e necessita da Homilética, que é uma ciência, cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão baseado numa mensagem bíblica. 
Nem toda mensagem bíblica é transmitida pela pregação, já que aquela pode ser lida, escrita ou mesmo ensinada na Escola Bíblica, sem os recursos da pregação. Mas toda pregação deve conter uma mensagem bíblica. O material que deve ser utilizado na pregação é a Palavra de Deus e não meras palavras humanas, ou seja, a mensagem bíblica em si, 1 Pe 4:11. Deus fala através da Bíblia. Ela é o instrumento único e infalível pelo qual Deus revela Sua vontade, Sl 119:105. Ela não precisa de defesa, porque é irrefutável. Portanto a autoridade do pregador não está em sua própria pessoa, mas no fato de estar pregando a Palavra de Deus. 
A Bíblia deve ser o primeiro e irrefutável recurso da pregação, pois é literatura de alta qualidade, é literatura divina e provada em tudo quanto faz e continua a fazer no ser humano. É o relato mais realístico, profundo e comovente da história humana e seu relacionamento com o Criador, que o próprio homem jamais produziu. É radicalmente relacionada com o homem, sua necessidade e sua redenção, sendo que sua eficiência e genuinidade dependem da compreensão profunda, certa e verdadeira do pregador relativamente à situação do homem. Somente a Bíblia provê recursos magníficos para essa compreensão. Por esta razão o pregador utiliza a mensagem bíblica para fazer a sua pregação.
A pregação, além de ser precedida e seguida por orações, precisa ser uma oração em si mesma. A verdadeira pregação é muito próxima à oração, a obra do profeta à obra do sacerdote. Isto porque, ele vai utilizar a mensagem bíblica, a Palavra de Deus, como instrumento de Deus para falar ao povo de Deus. 
O pregador é sacerdote, assim como profeta e professor. Sacerdote, porque possui uma oferta para levar – ele próprio. É profeta, pois fala como se fosse o próprio Deus falando. É professor, porque procura cumprir com a lei de Cristo e fala de sua experiência, sabendo que a realidade e o poder do pecado na vida humana, bem como as limitações implícitas em sua finitude são-lhe naturais. Ele próprio vê a si mesmo e a seus ouvintes como se estivessem num terreno comum absoluto, sob um requisito moral acima do poder de qualquer um deles para cumprirem e, sendo assim, necessitados de perdão, direção e ajuda. Nossa sociedade está enferma e culpada; todos nós compartilhamos nessa enfermidade e culpa; não podemos nos curar; somente Deus pode nos perdoar e renovar nossas vidas.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário