Pages

terça-feira, abril 10, 2012

Reflexão: Regras


Salmos 119:115: “Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus”.

Você já deve ter ouvido, ou até mesmo falado que regras são para serem quebradas. E com essa mentalidade há um índice muito grande de rebeldia e cada vez menos as pessoas obedecem às regras.
Se você gosta de ver algum esporte, você percebe que só é punido com algum tipo de cartão e/ou expulsão quem quebra as regras.
No trânsito não é diferente, só é multado e penalizado quem não anda de acordo com as leis.
Além das regras e leis humanas, nós temos a Lei de Deus. E como diz em Sl 19:7 que “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices”.

Mas existem alguns propósitos das regras estabelecidas, e são esses propósitos que falaremos agora.

1 – Servem para manter ordem
Imaginem se não tivessem regras e leis em tudo o que fazemos, seria um caos total. Cada um fazendo o que quisesse, ninguém respeitando ninguém e nada. Eu creio que seria muito difícil viver assim. Pois cada um faria as suas próprias regras e não daria muito certo.
Assim como as leis de trânsito servem para manter a ordem entre os próprios veículos e os pedestres, assim as leis de Deus servem para manter uma ordem necessária, pois sem elas não teríamos decência, respeito e outras coisas que precisamos.

2 – São para Justificativas
Você já deve ter participado de alguma promoção, e que essa promoção tinha as suas regras definidas, e quando você decidiu participar, você concordou com essas regras, certo? E depois, mesmo que você quisesse fazer alguma coisa “errada”, as regras servem como justificativas.
Assim é com relação as coisas de Deus. Nós seremos julgados de acordo com a lei de Deus, e não poderemos querer dizer alguma coisa, pois a Lei de Deus é perfeita e ela servirá como justificativa para provar que já estava escrito e é irrefutável.



3 – Definem um propósito
Assim como as regras servem para manter uma ordem, elas definem um propósito, pois com elas saberemos que se as seguirmos e obedecermos, acontecerá o que elas dizem.

4 – Elas nos mantém na linha
Eu posso dizer que o ser humano é rebelde por natureza, e isso porque nascemos com a natureza pecaminosa.
Mas se queremos uma vida digna, reta e justa, então as regras nos ajudam a nos manter na linha, no caminho e na retidão.

5 – Evitam um mal maior
Para que as regras fossem feitas, foi feito estudos para que se chegassem a elas. Por exemplo: Se em um trecho de uma rodovia tem faixa contínua, é porque se for feita ultrapassagem poderá ocorrer acidente.
Então as regras servem também para evitar que coisas ruins e piores aconteçam, assim é em relação as coisas espirituais. Quando vemos as leis de Deus nos “proibindo” de fazer alguma coisa, não é para cortar o nosso barato, mas é para evitar um mal pior que poderá acontecer se não obedecermos. E cá entre nós, como que nós sofremos a toa muitas vezes, não é? 

6 – Nos mostram que somos responsáveis
Na era digital você já deve ter feito alguma coisa que tinha os termos e condições, e que para participar ou “baixar” algo você teve que concordar e aceitar esses termos, assim sendo você passou a ser responsável por aquilo.
Quando obedecemos as regras nós estamos dizendo que somos responsáveis, ou seja, que somos maduros o suficiente para nos responsabilizarmos em assumir aquelas regras.
Quando alguém está alcoolizado e mesmo assim dirige, chamamos essa pessoa de irresponsável, certo? E tantos outros exemplos que poderia dar, mas isso quando a pessoa quebra as regras estabelecidas.


Assim como quando desrespeitamos as regras e somos punidos e envergonhados por isso, quando as respeitamos e obedecemos acontecem coisas boas e lindas.
O texto de Dt 11:26-28 explica muito bem isso dizendo: “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”.
De acordo com a nossa atitude diante das regras, ou lei, seremos abençoados ou amaldiçoados. E não compreenda esse texto como que usando de “força” para obedecer a Deus, pois Deus não força ninguém a isso.
Mas pense comigo, quando um pai quer que o seu filho o obedeça ele diz que se ele o fizer será recompensado de alguma forma, mas se desobedecer ficará de castigo.
Olhe esse texto como um incentivo, pois se você obedecer às regras de Deus para a sua vida, você será abençoado, ou seja, Deus te abençoará e terá prazer em fazer isso.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário