TEXTO BÁSICO: Mat 13:10-11
O cap. 13 de Mateus apresenta 8 parábolas, todas indicando mistérios do reino dos céus.
- FÁBULA – história ilustrativa fictícia e que ensina através da fantasia, mediante a apresentação de animais que falam ou objetos animados, com fundo moral.
- MITO – narra uma história como se fosse verdadeira, mas não adiciona nem a probabilidade nem a verdade.
- ALEGORIA – as personagens fictícias são dotadas das mesmas características das pessoas reais. Ela se interpreta a si mesma. Ilustra fatos por meio de símbolos.
- PROVÉRBIO – é uma parábola condensada, como a parábola é um provérbio ampliado.
- PARÁBOLA – indica “comparação”. Ela nem sempre lança mão de histórias ou fatos verdadeiros, mas trazem ensinamentos tomados de fatos conhecidos, coisas do cotidiano. Ilustra fatos por meio de símbolos, p.ex. “o campo é o mundo”, “o inimigo é o diabo”, etc. Não é só de fundo moral, mas ético, doutrinário, religioso, etc.
O cap. 13 de Marcos não esgota o número de parábolas acerca do reino, existem ainda nos sinóticos, a da lâmpada, MC 4:21 e Lc 8:16; a da semente que cresce por si mesma, Mc 4:26-29. Pode ser que Lc 13:6-9, sobre a figueira estéril, faça parte do mesmo conjunto de ensinamentos acerca do reino dos céus.
O cap. 13 de Mateus apresenta 8 parábolas, todas indicando mistérios do reino dos céus.
- FÁBULA – história ilustrativa fictícia e que ensina através da fantasia, mediante a apresentação de animais que falam ou objetos animados, com fundo moral.
- MITO – narra uma história como se fosse verdadeira, mas não adiciona nem a probabilidade nem a verdade.
- ALEGORIA – as personagens fictícias são dotadas das mesmas características das pessoas reais. Ela se interpreta a si mesma. Ilustra fatos por meio de símbolos.
- PROVÉRBIO – é uma parábola condensada, como a parábola é um provérbio ampliado.
- PARÁBOLA – indica “comparação”. Ela nem sempre lança mão de histórias ou fatos verdadeiros, mas trazem ensinamentos tomados de fatos conhecidos, coisas do cotidiano. Ilustra fatos por meio de símbolos, p.ex. “o campo é o mundo”, “o inimigo é o diabo”, etc. Não é só de fundo moral, mas ético, doutrinário, religioso, etc.
O cap. 13 de Marcos não esgota o número de parábolas acerca do reino, existem ainda nos sinóticos, a da lâmpada, MC 4:21 e Lc 8:16; a da semente que cresce por si mesma, Mc 4:26-29. Pode ser que Lc 13:6-9, sobre a figueira estéril, faça parte do mesmo conjunto de ensinamentos acerca do reino dos céus.
1. A PARÁBOLA DO SEMEADOR – ou “o que se pode esperar quando se semeia a Palavra”
- A semente é a palavra = pregação do reino
- O semeador é Jesus ou qualquer que prega o reino
- O maligno é Satanás, ou qualquer agência satânica (mundo, falta de f;é, fascínio das riquezas, etc.
- Diversos lugares em que a semente é lançada = tipos de personalidades = características e usos que os que recebem a palavra fazem dela.
- QUEM REJEITA A PALAVRA, REJEITA O REINO DOS CÉUS.
2. PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO = ou, “os tipos de semeadores” ou “as condições dos que se dizem cristãos”
- Variação:
- A boa semente = filhos do reino = pureza doutrinária e pessoal, obediência.
- Joio = filhos do maligno – os que semeiam com escândalos
- Campo = mundo (pode ser a igreja)
3. PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA – ou “para que serve o reino de Deus na terra” – “crescimento observado de fora”
- A mostarda não é a menor de todas as sementes, mas Jesus falava sobre o tipo de plantações que o povo usava e conhecia. Das hortaliças que davam no lugar, era a menor das sementes.
- Ilustra o rápido desenvolvimento do reino e o poder da Palavra em coração fértil.
- Pode indicar o cristianismo, com ínfimo começo, depois se tornou a religião mais conhecida do mundo.
- As aves dos céus – a segurança da Igreja, ou de quem tem o reino dos céus – lugar de refúgio, de bênçãos, de repouso, como resultado da existência do reino.
4. PARÁBOLA DO FERMENTO – ou “o poder de penetração do reino de Deus” - “crescimento observado de dentro”
- O fermento comumente é usado como símbolo da corrupção e das heresias.
- Aqui, o Senhor usa no bom sentido: o crescimento notado no reino, pelo poder de vidas que têm, dentro de si, rios de águas vivas...
5. PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO – ou, “o valor da salvação”
- Nada temos para dar a Cristo em troca da salvação. Poder, também não é adquirido por dinheiro.
- Todos os demais tesouros da vida (mulheres, fama, riqueza, poder, etc) são considerados nada mediante a riqueza do reino de Deus.
- “Deixar tudo para seguir a Cristo” Mt 11:12 – o reino de Deus é conseguido por esforço
6. PARÁBOLA DA PÉROLA DO GRANDE PREÇO – ou “o preço para se obter os mistérios do reino dos céus”
- Paulo – Fl 3:8 – “sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as cousas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”.
- Todo homem é comparado com aquilo que ele dá valor.
7. PARÁBOLA DA REDE DE PESCA – ou “o valor da unidade” ou “a pescaria final”
- A vida humana deve buscar intensamente o reino dos céus, porque os resultados da negligência nesse sentido serão terríveis.
- Representa a “rede grande” que muitos homens devem manusear.
- Deus fará a separação.
8. PARÁBOLA DO PAI DE FAMÍLIA – ou “a responsabilidade dos que ensinam a Palavra de Deus”
- Ensinar o evangelho do reino de Deus usando os meios disponíveis: velhos (o Velho Testamento e suas aplicações no Novo) e novos ( o Novo Testamento, e seu esclarecimento no Velho Testamento).
Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt
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