Pages

terça-feira, março 29, 2011

Estudo: Não seja mais um, seja a diferença


A pessoa que usa drogas, é apenas mais uma que usa; quem bebe, é apensa mais uma; quem fica; quem vai em festas mundanas; e tantos outros exemplos que posso usar.
E esses exemplos estão relacionados com as obras da carne, e infelizmente, pessoas que estão dentro das Igrejas praticam essas coisas e passam a ser apenas mais uma pessoa que faz determinada coisa.
Não quero me reter a falar muito disso, pois todos estão "cheios" dessas coisas, mas quero falar sobre ser e fazer a diferença.
Jesus disse em Mt 3:13 - 15 que os Seus servos são luz do mundo e sal terra. Porque Jesus usou essas figuras? Porque em Is 60:2a diz: "Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos", então Jesus estava dizendo que diferente do mundo que é e esta em trevas nós somos a luz que brilha no mundo, ai já está a diferença. E como sal, devemos temperar o mundo com o amor de Deus, devemos servir de conserva, ou seja, conservar as coisas de Deus nesse mundo pervertido e que as pessoas olhando para nós, tenham sede de Deus.
Como já percebemos, Deus é quem faz a diferença, e se Ele estiver em nós e nós n´Ele, faremos e seremos a diferença.

Mas quero usar o exemplo de um jovem, o de Daniel, para explicar um pouco mais.
- Para ser a diferença nesse mundo, é preciso algumas coisas:
1) Vida com Deus
Como estamos falando de sermos luz, não podemos pensar que seja a luz elétrica ou provida de algum meio que criamos. Estamos falando de brilhar a luz de Deus em nossas vidas. E isso só acontecerá a partir da nossa intimidade e vida com Deus. Vamos resumir e dizer que Ele é a fonte para que isso aconteça.

2) Ter convicção no coração
No versículo 8 do capítulo 1 diz que Daniel assentou no coração não se contaminar com a comida e o vinho do rei. Em Rm 10:10a diz: "Visto que com o coração se crê para a justiça", como consequência da intimidade e vida com Deus nasce no coração uma fé que nos faz termos convicções em Deus, e uma dessas convicções é o que aconteceu com Daniel, a convicção de querer ser a diferença.

3) Ter coragem para manifestar o que está no coração
Depois de ter essa convicção no coração, Daniel foi até o chefe dos eunucos e pediu para não comer a comida do rei. Isso nos mostra que se queremos ser e ou fazer a diferença é preciso ter coragem para colocar em prática o está no coração. Na parte de Rm 10:10b diz: "e com a boca se faz confissão para a salvação". Eu quero ressaltar isso, na época que foi escrito Romanos a pessoa que dissesse que adorava e servia a Deus, e não ao "César" poderia ser morto, então para eles confessarem com a boca a fé que eles tinham em Deus, eles poderiam pagar com as suas próprias vidas. Não quero te desencorajar, mas ser e fazer a diferença não é tão simples, a pressão é grande, haverá barreiras, haverá represálias. Mas vou dizer mais a frente as consequências e ser e fazer a diferença.

4) Seja Fiel a Deus
Deus estava fazendo de Daniel a diferença na Babilônia, e os homens tiveram inveja dele e armaram uma emboscada para Daniel cair nela. Eles fizeram o rei assinar uma lei de que qualquer pessoa que orasse a outro além do próprio rei seria réu de morte. Mas Daniel não se intimidou e permaneceu fiel a Deus acima de todas as coisas. Deixa eu te falar uma coisa: Seja fiel no pouco e nas coisas pequenas, que Deus te colocará no muito e nas coisas grandes (Mt 25).

5) Ter a presença de Deus
Quando os homens armaram essa emboscada para Daniel e por ele se manter fiel a Deus, ele foi jogado na cova dos leões, e como é maravilhoso entendermos isso, que quando a presença de Deus é conosco, maravilhas acontecem. No caso de Daniel os leões não o comeram, ou seja, a presença de Deus tapou a boca dos leões. Em Ex 33:14-16 diz: "Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?". Olha a diferença que a presença de Deus faz.

Esses são os requisitos para ser e fazer a diferença, saiba agora o que acontece quando se é e faz a diferença:
1) Se vive coisas extraordinarias da parte de Deus
Quando se faz as obras da carne a pessoa só fica nisso, e toda e qualquer experiência com relação a isso tem um limite máximo. É uma bebida que é a mais forte, ou uma droga, ou um prazer carnal, mas que quando se alcança esse limite, acabou, com Deus as coisas são diferentes, Deus é ilimitado, e isso faz com que a pessoa que é e faz a diferença viva coisas extraordinárias da parte de Deus. Em rm 6:4b diz: "assim andemos nós também em novidade de vida. "

2) Se manifesta a presença e o poder de Deus
Que maravilhoso entendermos isso que quando fazemos a diferença da parte de Deus, nós manifestamos a presença e o poder de Deus. Como disse Jesus em Mt 3 que nós somos a Luz do mundo e o Sal da terra, e como disse antes, é a luz de Deus brilhando no mundo de trevas através de nós.

3) Ele é único na terra
Como disse no título, não seja mais um, mas seja a diferença. Quando se é e faz a diferença da parte de Deus essa pessoa é única. Mesmo que tenha o mesmo chamado e o mesmo ministério de outras pessoas, Deus faz cada um ser único. Pelo fato de Deus ser ilimitado, Ele faz na pessoa e através dela uma obra especial e única, e sendo assim não existem pessoas iguais, porque Deus faz da pessoa ser única.

4) O nome de Deus é exaltado através da sua vida
Esse é o maior triunfo que alguém pode desejar e viver na sua vida, o fato de o nome de Deus ser exaltado através dela. Mesmo sendo falhos, Deus nos faz viver conforme a Sua vontade, e sendo assim vamos viver coisas extraordinárias, a presença e o amor de Deus serão manifestos através de nós, Deus nos fará únicos na terra e as pessoas reconhecerão que Deus é conosco, e sendo assim, o nome d´Ele será exaltado.

Estudo feito por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário