Pages

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Estudo: Definindo corretamente Teologia



“É a disciplina que transmite o ensinamento sobre a pessoa e os atributos de Deus, e seu especial relacionamento com Sua criação, em particular o homem” (Itepar).

O termo Teologia é de origem grega, e etimologicamente significa tratado, ciência de Deus. A Enciclopédia Encarta define teologia como “disciplina que expressa a razoabilidade dos conteúdos de uma fé religiosa, apresentados em um conjunto coerente de proposições”. O termo começou a ser utilizado pelos cristãos a partir de Euzébio de Cesárea. Desde então vem sendo entendido como a exposição metódica e estruturada da revelação aceita pela fé. É o mesmo que compreender e penetrar nas verdades reveladas à luz da razão iluminada pela fé. Numa definição simplista, teologia é a ciência na qual a razão do crente, guiada pela fé teologal, se esforça em compreender melhor os mistérios revelados em si mesmos e em suas conseqüências.
O objeto material da Teologia é Deus (objeto primário ou principal) e todas as realidades por Ele criadas e governadas por seu desígnio salvador (objeto secundário). O objeto formal é único, pois objeto formal é o próprio Deus. Podemos dividir a Teologia em Natural (a fonte de informação é a “natureza”); Teologia Sistemática (as principais fontes de informação estão na revelação, na filosofia e na psicologia); e Teologia Bíblica (a fonte de informação é estritamente a Bíblia).
O pressuposto absoluto da Teologia é a Fé, sendo que aquela se faz a partir e dentro da fé, sendo algo mais que uma simples reflexão racional sobre os dados da revelação. Portanto, a Teologia é o desenvolvimento da dimensão intelectual do ato de fé. É uma fé reflexiva, fé que pensa, compreende, pergunta e busca. Trata de elevar, dentro do possível, o crer ao nível da inteligência.
A Teologia não é uma ciência, se entendermos por ciência somente a disciplina caracterizada por uma aproximação à verdade (com um método e um poder sobre o real) ligada a uma gestão cuja exatidão é dirigida e verificada por uma experimentação, onde o científico seria somente o rigorosamente verificável. Mas se entendermos como ciência aquela disciplina que pode provar um objeto, um método próprio e possa desembocar em condições que se possam comunicar aos outros, nesse sentido poderíamos falar de ciência canônica, ciência bíblica e ciência teológica, em razão do rigor.

Por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário