Pages

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Estudo: Os imperativos da oração!


“Orai sem cessar.“ 1 Tessalonicenses 5:17


Estamos vivendo um grande crescimento tecnológico em nossos dias. A tecnologia tem invadido a sociedade nas mais diversas escalas.
O trabalho manual e artesanal tem sido substituído pelas máquinas. A tecnologia adentrou as empresas com softwares sofisticados, adentrou as casas, substituindo a arte de preparar um alimento, pela comida congelada. O poder da tecnologia tem crescido.
A oração, que fora instituída desde a época do antigo testamento, embora não seja uma máquina com poder tecnológico, embora não seja um software sofisticado, ela não “sai da moda”, ela simples, mas é poderosa, ela não é palpável, mas é ouvida. A oração ensinada por Jesus, é citada e orada, até os dias de hoje. “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu, O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.“ Mateus 6:9-13 
Em seu livro, a “Vocação Missionária da Igreja”, o pastor Florêncio Moreira de Ataídes diz: “nenhuma tecnologia sofisticada de nossos dias, pode substituir a eficácia da oração”. 
As máquinas podem falhar, os softwares podem ser invadidos por vírus, a comida congelada pode estragar, mas a oração é sempre eficaz. Como escreveu o apóstolo Tiago: “a oração do justo, pode muito em seus efeitos” Tiago 5:16b.
O apóstolo Paulo, direciona várias observações aos tessalonicenses, quando chegamos no capítulo 5, a partir do versículo 11, ele dá uma série de ordenanças, de imperatividades aos crentes daquela igreja, e quando chegamos no versículo 17, ele diz: “orai sem cessar”. Perceba, o verbo orar, está conjugado no tempo verbal conhecido como imperativo, quando algum verbo, está conjugado neste tempo verbal, ele expressa ordem, note que ele diz: “orai”, ou seja, não é um pedido ou sugestão, é uma ordenança.

Por isso vamos meditar no seguinte tema: Os imperativos da oração

1ª A oração é um mandamento para a igreja; “orai sem cessar”
A primeira imperatividade da oração, é que a oração é um mandamento para a igreja. O apóstolo Paulo não diz que é uma opção para igreja, ele diz que é uma ordenança, um mandamento.
O pastor Hernandes Dias Lopes diz em seu livro, Avivamento urgente, que: “A dificuldade da igreja não é orar, mas perseverar em oração”.
O apóstolo Paulo escreve aos colossenses, “perseverai na oração” Cl 4:2. Ele também diz aos romanos, “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, e perseverantes na oração” Rm12:12
Não pare de orar, lembre-se, o primeiro imperativo da oração, é que a oração é um mandamento.

2ª A oração é uma necessidade da igreja; “orai sem cessar”
Temos tempo para tudo, menos para nos dedicarmos a oração. Temos muitas prioridades, mas não priorizamos a prática da oração.
Falamos da oração, escrevemos sobre a oração, lemos sobre a oração, pregamos sobre a oração, mas não oramos.
Martinho Lutero reconhece a necessidade da oração quando ele disse: “se eu não dispensar duas horas em oração todas as manhãs, o diabo terá vitória o dia inteiro.”
A igreja precisa despertar-se para a oração. Pois sem oração, não há salvação, sem oração, não chegaremos aos céus.

3ª A oração é um privilégio da igreja; “orai sem cessar”
Não nos damos conta de que, ao orarmos, estamos nos comunicando com o Deus vivo e verdadeiro. Quando falamos com Deus em oração, nós temos o privilégio de ser ouvido por Ele. Por isso está escrito em Jó 22:27, “orarás a ele, e ele te ouvirá.”
Deus nos incita a oração quando ele diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Jeremias 33:3
Bonhoeffer, um teólogo alemã disse: “é a prova do amor de Deus para conosco, que não apenas nos dá a sua palavra, mas também, nos empresta o seu ouvido.”
Vamos acordar igreja, pois a oração é um imperativo para nós.
Deus te abençoe.

Por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário