Pages

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Reflexão: Como você quer que Deus te trate?


Relacionamento nunca foi algo fácil. Eu sempre digo que para aguentar o ser humano é só Deus mesmo.
Nos desentendemos muitas vezes com pessoas que amamos e que nos amam. São os pais, irmãos, cônjuge, amigos e etc.
Muitas vezes queremos que Deus nos trate melhor do que tratamos o nosso próximo. E ao meu ponto de vista, isso é muito egoísmo da nossa parte. Mas infelizmente isso faz parte da nossa natureza degenerada pelo pecado.
Mas a Bíblia nos ensina lições valiosas sobre esse tema, as quais gostaria de compartilhar com você.

1) Oração do Senhor, ou Pai Nosso
Em Mt 6:9-13 diz: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
Creio que assim como eu, você já perdeu as contas de quantas vezes fez essa oração, certo?
Dentre outras lições maravilhosas que aprendemos aqui, vamos nos reter a parte do nosso tema, a qual eu sublinhei: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”.
Aprendemos aqui algo lindo e simples: Deus me tratará da mesma forma como eu trato meu próximo. Ou seja, não posso tratar o próximo mal e querer que Deus me trate bem.
Mas o que me chama atenção aqui, é que Jesus não está dizendo sobre as pessoas que nos amam e nos fazem bem, mas Ele está dizendo sobre os nossos devedores, ou seja, são pessoas que agiram de má fé conosco, que nos passaram para trás, que nos enganaram e etc. Seria fácil Jesus dizer que conforme eu trato as pessoas que me amam e só me fazem bem, seria a mesma forma que Deus me trataria, mas Jesus foi mais além, em dizer que da forma eu trato as pessoas que me fizeram algum mal será a forma que Deus me tratará.

2) Parábola do Credor Incompassivo
Mt 18:23-35 diz: “O reino dos céus é comparado a um rei, que resolveu ajustar contas com os seus servos. Ao fazê-lo, apresentou-se um que lhe devia dez mil talentos; mas, como não tivesse com que pagar, ordenou o seu senhor que vendessem a ele, a sua mulher, a seus filhos, e tudo o que tinha, para ficar quite da dívida. O servo, porém, lançando-se aos pés, suplicou-lhe: Tem paciência comigo, que tudo te pagarei. Então o senhor, compadecido daquele servo, deixou-o ir livre, e perdoou-lhe a dívida. Tendo saído o tal servo, encontrou um de seus companheiros, que lhe devia cem denários, e, agarrando-o, sufocava-o, dizendo: Paga o que me deves. O companheiro, lançando-se aos pés, implorou: Tem paciência comigo, que tudo te pagarei. Ele, porém, não o atendeu. Retirou-se e fez que o metessem na cadeia, até pagar a dívida. Vendo, pois, os outros servos, o que se tinha passado, ficaram muito tristes e foram contar ao senhor tudo o que havia acontecido. Então, o senhor chamou-o à sua presença e disse-lhe: Servo malvado, eu te perdoei toda aquela dívida, porque me vieste rogar para isso; não devias tu também ter compaixão de teu companheiro, como eu tive de ti? E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo quanto lhe devia. Assim também meu Pai celestial vos fará, se cada um de vós, do íntimo do coração, não perdoar a seu irmão”.
Que dura realidade, queremos que Deus nos trate bem e nos perdoe enquanto fazemos o contrário com nosso próximo. Que triste!!!!

Então vemos nessas duas passagens que conforme eu trato as pessoas, não só aquelas que nos amam e nos fazem bem, mas principalmente aquelas que nos devem algo e que em algum momento nos decepcionaram, nos frustraram e nos fizeram mal.
Deus é justo (Sl 129:4) e fará cumprir a Sua justiça em nossas vidas. Ele nos sonda e nos conhece (Sl 139) e sabe como tratamos as pessoas, e assim Ele nos tratará.
Então de acordo com essa rápida reflexão você pode responder a pergunta: Como você quer que Deus te trate? E sabendo o que a Bíblia diz sobre esse tema, você faça a sua escolha!
Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

2 comentários:

  1. Muito boa reflexão... que Deus te abençoe e coloque em seu coração mensagens que continuem falando dEle em nossas vidas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Junior Schimidt2/15/2012 07:24:00 AM

    Valew Amaro Junior.
    Agradeço a força e as orações, pois sei que Deus é tudo em mim.
    Que Deus continue a te abençoar também amigo.

    ResponderExcluir