Pages

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Reflexão: Não lute, Fuja!


Quem sabe quando você leu esse título você deve ter pensado que eu estou ensinando algo anti-bíblico, certo?
Você já deve ter ouvido muito: Em Jesus você é mais do que vencedor! Você é um valente de Deus! Você não deve fugir, mas deve lutar e vencer! E coisas desse tipo, certo?
Verdadeiramente em Jesus nós somos mais do que vencedores (Rm 8:37). A nossa vitória vem do Senhor (Pv 21:31b).
Quem sabe você me diga o texto de Tg 4:7 que diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Nesse caso quem vai fugir é o diabo de nós, mas isso só acontecerá se nos sujeitarmos a Deus e resistir ao diabo. Muitos querem que o diabo fuja sem se sujeitarem a Deus, fica a dica!

Mas eu quero te falar de algumas lutas em que a Bíblia nos diz que devemos fugir. É isso mesmo! Não que Deus não possa nos dar vitória dessas coisas, mas ela nos ensina que devemos fugir, pois assim sendo nós faremos a nossa parte e Deus fará a parte d´Ele.
Em 1 Co 10:14 diz: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria
Em 1 Co 6:18 diz: “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo
E em 2 Tm 2:22 diz: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.

Eu poderia dizer que fugir quer dizer correr, dar as costas, sair de perto e significados semelhantes a estes. Mas podemos dizer que em todos os significados é o sentido de sair de perto, não ficar e etc.
E podemos dizer que deve ser tomada uma decisão e ser realizada uma ação, ok?


Vamos pensar no texto de 1 Co 10:14 quando diz sobre fugir da idolatria.
Podemos dizer que idolatria é “divinizar” o que não é Deus, e também tudo o que toma o lugar de Deus. Então ser um idólatra não é apenas adorar deuses falsos ou imagens de esculturas, mas é permitir que coisas, pessoas e etc, tomem o lugar de Deus em nossas vidas.
Por isso que o primeiro e maior mandamento é o de amar a Deus acima de todas as coisas, e de todo o coração, toda a alma e todo entendimento (Mt 22:37).
Creio que quando a Bíblia diz sobre fugirmos da idolatria é porque ela sabe que se não fizermos assim ela nos dominará, e quando percebermos veremos que estamos idolatrando algo ou alguém.
Posso dar alguns exemplos claros, como por exemplo pessoas que idolatram seu time de futebol, ou de pessoas que idolatram uma novela, digo isso porque muitas vezes não vão a Igreja ou deixam de fazer algo para Deus para não perderem o jogo ou o capítulo. E vou um pouco mais além, tem pessoas que idolatram seus filhos, sabiam disso? Não estou dizendo sobre amar o filho, isso é o mínimo que se pode fazer, mas muitos “endeuzam” seus filhos.
E como estamos falando nessa reflexão, não lute contra a idolatria, mas fuja dela como a Bíblia diz, e não permita que nada tome o lugar de Deus na sua vida.

Os textos de a Co 6:18 e 2 Tm 2:22 estão relacionados pelo fato de falarem dos desejos da carne, da prostituição, ou seja, dos chamados pecados sexuais.
Isso já pôde ter acontecido com você ou você pode conhecer alguém que tenha lutado contra isso e nunca venceu, sabe porque? Porque não devemos lutar, pois se tentarmos lutar, seremos vencidos, e por isso que a Bíblia diz para fugirmos.
Temos dois exemplos bíblicos que poderão nos esclarecer isso.
1) Temos o caso de José do Egito, quando estava no Egito trabalhando na casa de Potifar e sua mulher quis se deitar com José, ou seja, queria prostituir com ele. E na hora do “vamos ver” ao invés de José lutar contra isso, ele saiu correndo deixando suas roupas com a mulher (Gn 39)
2) Mas vemos um exemplo ruim, e que por não ter fugido caiu em prostituição e teve por consequência coisas muito ruins que incluíram toda sua família e sua vida. Estou falando do rei Davi, ao ver Bate-Seba tomando banho desejou-a e mesmo sabendo que era casada, prostituiu com ela e para manter o pecado fez com que o marido dela fosse morto, e por consequência do seu pecado a espada não saiu da sua casa e sempre teve conflitos dentro da sua família, como traição e desejo de morte.
Fuja da prostituição, fuja da pornografia, fuja da masturbação, fuja do adultério, fuja dos desejos da carne, em nome de Jesus. E quando eu falo fuja, é uma atitude drástica e séria. Faça igual José do Egito, dê as costas, corra e não olhe para trás, pois Deus te honrará e glorificará o Seu nome na sua vida. Mas se você fizer o mesmo que Davi, você sofrerá consequências sérias e dolorosas.
Eu sempre digo que precisamos fazer a nossa parte e Deus fará a parte d´Ele. Faça o que a Bíblia diz: Não lute, Fuja! E assim sendo você verá Deus fazendo a parte d´Ele e com certeza Deus se alegrará com você e fará coisas lindas na sua vida. José do Egito se tornou o Governador do Egito por fugir e se manter fiel a Deus.
Deus te abençoe em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt
Fale com ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário