Pages

domingo, fevereiro 28, 2010

Estudo E.B.D: Árvores diferentes gerando frutos para o Reino!

“Então Jesus proferiu esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, indo procurar nela fruto não o achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a! Por que ocupa ainda a terra inutilmente? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a este ano, ate que eu a escave e a esterque. Se der fruto ficará! Se não, depois a mandarás cortar.”  Lucas 13: 6-9

Árvores diferentes gerando frutos para o Reino!

Por diversas vezes em lugares diferentes sempre inovando, Jesus contava parábolas as pessoas. As parábolas são alegorias que expressam diversas coisas, como: ensinamentos de exortação, de fé, de perseverança, de valores da vida, enfim, Jesus usava as parábolas para ensinar os seus ouvintes.
Dentre tantas parábolas contadas por Jesus, a acima citada destaca-se por algumas particularidades. O texto diz que um homem possuía uma vinha, ou seja, ele cultivava uma considerável quantidade de uvas e dentre toda a plantação de uvas, uma figueira surge na vinha daquele viticultor. Aqui há uma das primeiras curiosidades desta parábola, imagine dentre tantos “pés” de uva, nascer um “pé” de figueira. O dono da vinha poderia de imediato ter mandado cortar aquele pé de figueira, ele poderia ter questionado consigo mesmo “o que eu quero com um pé de figueira na minha vinha?”, no entanto o Senhor da vinha não se incomoda com a tal árvore, e a deixa ali. A Bíblia diz que aquela figueira já estava ali por três anos, e durante todo esse tempo ela não deu fruto (“há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho”), com isso o dono da vinha pede para cortá-la, pois ele diz: “Corta-a! Por que ocupa ainda a terra inutilmente?”, como que se ele falasse em outras palavras: “para que eu quero uma árvore que não dá seu fruto”. Porém, ele concede aquela árvore mais uma chance, para que ela dê o seu respectivo fruto.
Trazendo os ensinamentos dessa parábola para nosso contexto cristão, podemos dizer que a vinha representa a igreja do Senhor, o dono da vinha é o Senhor, as videiras que formam esta vinha somos nós, e o dono da vinha (o Senhor) cuida, visita, faz uma avaliação de sua vinha, verificando se a mesma esta produzindo frutos para o Seu reino, no entanto na casa de Deus, não existem apenas videiras, mas podem surgir também outras árvores, pois o Senhor é um Deus que gosta de diversidades, pois se não fosse assim, ele nos teria criado todos iguais. Assim como na parábola, em nosso meio podem surgir figueiras, são distintas das videiras, cada uma tem a sua peculiaridade, elas dão frutos diferentes, porém assim como a videira a figueira possui um valor, possui um Senhor, elas também estão plantadas em um lugar de propriedade exclusiva. A mesma cobrança que há para as videiras há também para as figueiras, se não fosse assim, logo que a figueira tivesse nascido ela teria sido arrancada. Na igreja do Senhor, uns são como as videiras, outros podem ser figueiras, ainda que sejam raras, o que importa é que elas dêem frutos para o reino de Deus.
Talvez em sua igreja haja tantas videiras que formam um linda vinha, no entanto você é uma figueira, você tem o seu jeito de ser, de falar, de agir diferente em relação a vinha, não queira ser igual as videiras, até por que uma figueira não pode se transformar em uma videira, mas assim como a videira, dê os seus respectivos frutos, o Senhor não irá te desprezar por você ser diferente, apenas irá requer de ti assim como das videiras, que dê o seu respectivo fruto. Se você produzir irá agradar seu Senhor, se não, você será cortado, não por ser uma figueira ou uma videira, mas por não produzir frutos.

Estudo feito por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário