Pages

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Estudo E.B.D.: A Bíblia e a Angústia

Texto Base: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmos 46:1)

Se você define angústia como um aperto no peito, chegou perto da origem da palavra. Angústia vem do latim angustus, que significa apertado, estreito ou curto. O tempo de angústia chega: Ao justo, ao ímpio; enfim, para todos.
As vezes é uma notícia inesperada, a perda de um ente querido, um filho que nos decepciona, o desemprego, a instabilidade no próprio sistema e tantas coisas que tem-nos feito angustiar.
O que a Bíblia diz sobre a angústia? Ela diz, por exemplo, que angústia e sofrimento podem se tornar visíveis.
•    Gênesis 42.21 nos relata um exemplo disso quando os irmãos de José chegaram ao Egito para comprar cereal e se encontraram no palácio de José, e, não sabendo o que fazer disseram uns aos outros: "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos..."
•    A angústia, assim diz a Bíblia, não só paralisa a língua, mas também faz com que ela fale. Em Jó 7.11 ouvimos Jó dizer: "Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma".
PRIMEIRA LIÇÃO: Existem exemplos POSITIVOS de com lidar com a angustia
•    No Salmo 119.143, Davi nos ensina que a palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer".
•    A angústia está presente, mas a alegria na palavra de Deus é maior. Uma outra tradução diz: "Fiquei cercado por sofrimento e desespero, mas os teus mandamentos foram a minha grande alegria".
•    O poder de Deus também sempre é maior do que a angústia: "Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salva" (Sl 138.7).
•    Em Isaías 9.2 temos a promessa: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz".
•    No Novo Testamento, Paulo confirma essa gloriosa verdade: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8.35;38-39).
SEGUNDA LIÇÃO: Como podemos vencer nossas angústias?
•    Clamar ao Senhor: "Responde-me quando clamo, na minha angústia... gritei", "desde os confins da terra clamo por ti", "em meio à tribulação invoquei o Senhor". Percebemos que Davi pediu socorro ao céu. Aqui temos uma chave para sermos realmente libertos das angústias. Não se trata de simplesmente orar, mas temos de clamar e suplicar. Para compreender isso devemos também observar melhor as orações de nosso Senhor Jesus feitas ao Pai quando Ele se encontrava angustiado. Tomaremos como exemplo as Suas orações e Sua confiança no Deus Todo-Poderoso.
•    Perseverar na oração: da maneira que Jesus venceu a angustia Marcos escreve: "E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e, sim, o que tu queres!... Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras... E veio pela terceira vez..." (Mc 14.35;36;39 e 41).

Vejam, Jesus venceu a angustia clamando e suplicando a Deus, depois perseverou mas três vezes até vencer esse sentimento negativo. Esse é um grande exemplo, Jesus venceu a angustia fazendo a vontade do Pai e não a sua própria vontade. Essa atitude foi fantástica porque nos garantiu  a vida eterna em Cristo.

Estudo feito por Roberson Miranda

Um comentário:

  1. glórias a Deus, isso vai me ajudar a pregar pra uma pessoa que está em momentos difíceis

    ResponderExcluir