Pages

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Estudo: O Cristo do Apocalipse

ACERCA DE JESUS

   1. ÉFESO – cidade importante, portop. Uma das 3 maiores cidades do litoral leste do mar Mediterrâneo. O templo da deusa Diana, uma das 7 maravilhas do mundo, com cultos impuros e vergonhosos. Tornou-se o centro maior do mundo cristão. Provavelmente o “anjo” da Igreja fosse Timóteo, enviado por Paulo. Foram evangelizados em 52 A . D. e o primeiro pastor foi João. Os seus escritos vieram de Éfeso, que distava 120 km de Patmos.
Em fins do século, foi levantado o “culto ao imperador”.
JESUS: “o que tem na mão as 7 estrelas” – v. 20: “sete anjos” e “anda no meio dos 7 candelabros” – 1:12,13,16
MÃO DIREITA: sujeitas para serem usadas no seu trabalho – Jo 10:28 – “para terem segurança”. Na mão, para serem usados e não nos dedos, como enfeites.
Podem representar “anjos guardiães” ou “protetores espirituais”.
“Anda no meio dos castiçais”- 1:20 – igrejas.
“CANDELABRO”- 3 hastes de cada lado e uma central, iluminando todo  o Santo dos Santos. Media a altura de um homem: 1,70 x 1m e era feito com 50 kg de ouro.
OURO: pureza, brilho, inductibilidade, incorrosível.
AZEITE: símbolo do Espírito Santo para: UNÇÃO E CURA.
Oferecer luz contínua – Mt 5:13-16 – azeite de reserva.
Luz perfeita: espevitadeiras e morrão – limpeza e unção – pela Palavra – Jo 13 e 17.
   2. ESMIRNA – Centro de comércio dos países orientais. Hoje: “Izmir”, principal cidade da Turquia. Local de celebração dos jogos olímpicos.
“mirra”- planta que se obtém o aroma por esmagamento – crentes esmagados – “como cheiro suave”. “Os mártires que morrem viverão eternamente”.
“ALFA”- 1ª letra do alfabeto grego – criador, orem de todas as coisas – 1:8 – o Pai – Jesus: 1:17 e 2:8.
“ÔMEGA”- última letra do alfabeto – Cl 1:15 – Cristo é o Alfa e o ömega – nele tudo se encerra – Fp
“Primeiro”- causa da origem; quanto ao tempo e à importância – fonte originária da vida. “Último”- Juiz – a morrer como sacrifício pelo pecado (a consumação). Primeiro a morrer e a ressurgir – o último a julgar, a decidir, a retribuir. Princípio da vida após a morte. “Quem fizer de Cristo o seu primeiro, terá nele o seu último”.
A razão = da sólida esperança para uma Igreja perseguida, pobre, esmagada.
   3. PÉRGAMO – posição política e econômica invejável. Importante posição geográfica. Centro de propagação de cultos ao diabo, mágicas babilônicas e ao imperador. Dali originou o pergaminho. Colina cônica de 300 m de altura, cheia de templos a divindades e demônios. “Ali nasceu o deus Júpiter”. Hoje: Bergama, província. “Trono de Satanás”.
2:12 – “tem a espada de 2 gumes” – 1:16 – “aguda espada na boca”
JULGAMENTO (espada como símbolo de juízo severo, ameaçador) começa pela Casa de Deus – 1 Pe 4:17 – 2:16 – “batalharei com a espada da minha boca”.
Jo 5:22 – “Ao Filho confiou todo o julgamento”-
Santificação: necessária para a salvação e não só para a comunhão com o Senhor – 1 Tes 5:23 e 2 Tes 2:13.
   4. TIATIRA – cidade rica, centro comercial no vale fértil do rio Lico. Entre Pérgamo e
Sardes. A menos importante das 7 cidades na área política. Militarmente, servia de guarnição fronteiriça para os exércitos romanos.
“O FILHO DE DEUS”- a quem foi dado todo o poder para julgar – Mt 28:18; Jo 5:22,27.
Tiatira: igraja corrupta, madura para o juízo, v. 23.
A cidade, adoradora de Apolo (Deus-Sol), tido como filho de Zeus, devia reconhecer que Cristo era o Filho do verdadeiro Deus.
“OLHOS COMO CHAMA DE FOGO”- 1:14,15a
-    Discernimento penetrante quanto ao verdadeiro caráter do crente.
-    Fogo: símbolo da ira divina.
-    Em contraste ao “deus-sol”.
“PÉS RELUZENTES COMO LATÃO”- indústria de bronze em Tiatira – significa julgamento pelo reflexo da imagem ao comparar à vida moral de Cristo.
   5. SARDES – antiga capital da Lídia e império de Creso, o mais rico e famoso dos                imperadores. Famosa pelas riquezas e pelo luxo. A primeira da região a receber o           o  Evangelho (por João), a primeira a desviar-se da fé e uma das primeiras a cair em ruínas.  Possuía muito ouro. Arte de tingir a lã (indústria de lanifício).
“TEM OS 7 ESPÍRITOS DE DEUS” – não na descrição do Cristo – em 1:4 (João) e 5:6 – “sete olhos”= “sete espíritos”- pleno conhecimento da real situação da Igreja – nº 7 – “perfeição”- Is 11:2 (ler)
“AS SETE ESTRELAS” – nas mãos de Cristo, é possível um completo reavivamento (já
citados em 1:16,20).
   6. FILADÉLFIA – gr. “amor fraternal”. 2ª cidade mais importante da Lídia. Muito próspera..
Imersa na idolatria e no “culto ao imperador”. Onde o cristianismo sobreviveu por mais
    Tempo. A região não é mais cristã = Turquia. Hoje: Alasehir, importante porto da          Turquia. A Igreja cristã tinha uma coluna bem no meio, hoje uma mesquita muçulmana/ “Farei coluna no templo do meu Deus”.
    “SANTO” – contra os judeus, que o chamavam pecador – atributo de Deus – 1:14 – “cabeça e cabelos brancos”.
    “VERDADEIRO”- na mensagem, na missão, fiel. – 1:5 – “fiel testemunha”.
    “CHAVE DE DAVI”- Is 22:22 – “Eliaquim subindo ao trono”- autoridade e reinado – ofício real. Tem nas mãos, como mordomo fiel, a chave para abrir as riquezas e tesouros para a Sua Igreja.
    “ABRIR PORTAS”- para o reino de Deus – autoridade que Ele conferiu à Sua Igreja. Mt 16:18. “ABRE E FECHA”- senhorio absoluto de Cristo. Desejo de que muitos venham a conhecer o Evangelho – chaves da “morte”  e “do inferno”- 1:18.
   7. LAODICÉIA – cidade muito rica, edificada, como Roma, sobre 7 montes, com muros altos (fortificada). Centro rodoviário, com estradas para todas as regiões. Centro bancário e comercial (fabril). Metrópole rodeada por 25 aldeias, “cidade-mãe”.
“O AMÉM”- Is 65:16 – “é assim; “assim seja”. (validade da mensagem cristã; afirmação da boa vontade de Deus para com os homens; Cristo é o meio pelo qual Deus abençoa o homem. Vem contrastar com a corrupção, fazendo do $ o seu deus e do seu próprio “eu” o alvo da sua vida.
“A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA” – a testemunha só tem validade pela fidelidade e verdade (genuína, sincera, mensagem com autoridade, competência, disposição).
LAODICÉIA: Igreja da apostasia, com testemunhas infiéis e mentirosas, passando uma imagem de falsidade e mundanismo.
“O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”- “princípio~- gr. “arche”- “originador”ou “iniciador”.
Perder Cristo de vista é perder toda a visão espiritual e toda a significação da vida religiosa. Passa a ser um clube, um local de reuniões e exaltações humanas. “Pai dos começos”.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário