Pages

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Estudo: Imitar a Cristo

1 Co 11:1: "Sedes meus imitadores como eu de Cristo".

Você já ouviu alguem dizer assim: "Se for para ser crente igual a tal pessoa, eu nunca quero ser crente"?

Alguns dizem que Paulo estava se achando santo e se igualando a Cristo quando disse essas palavras.

A Igreja de Corínto pensava e cria que: "Uma vez salvo, salvo para sempre".
E sendo assim, ele adoravam a outros deuses, praticavam atos pecaminosos como se fossem "normais". E lá em Corínto havia um templo a uma deusa, e a forma de culto a essa deusa era de orgias sexuais.

Paulo disse essas palavras por 2 razões principais:
1 - Cristo Já havia morrido e ressuscitado
2 - Os evangelhos não tinham sido escritos ainda

Para entendermos melhor porque Paulo disse isso, precisamos entender que o homem tem algumas necessidades:
- Necessidade Física (Exemplo: Deus fez a mulher para o homem)
- Necessidade de crer em algo ou em alguém (Exemplo: O povo de Israel que fez o bezerro de ouro, enquanto Moisés estava no monte)
- Necessidade de se espelhar em alguém
* Aqui eu faço um alerta: Tome cuidado porque o diabo pode usar essas suas necessidades para te derrubar.

Paulo disse isso não para se exaltar, mas para que quem olhasse para ele, visse a Cristo.
Ele estava sendo espelho para aquele povo.

Eu particularmente tive 3 pessoas, em especial, em quem eu pude me espelhar. As 2 primeiras pessoas são meus pais, aos quais agradeço muito a Deus pelas suas vidas. E a terceira pessoa é um Pastor chamado Michael, ao qual louvo a Deus pela sua vida.

Assim como essas pessoas foram espelhos para mim, Paulo foi espelho para Corínto, e Cristo foi espelho para Paulo. Perceba que tudo começa e termina em Cristo.

Quando nós nos olhamos no espelho, reflete-se a nossa própria imagem. E no caso de sermos "espelho", isso implica que a imagem de Cristo deve ser refletida.
Quando as pessoas olharem para nós, a imagem e a glória de Cristo devem ser vista.

Eu te faço uma pergunta: "Será que temos a mesma ousadia para dizer o mesmo que Paulo?"

Antes de Paulo dizer "me imitem", ele passou por alguns passos que gostaria de compartilhar com vocês.
Vemos esses passos lá em At 9:
1) Salvação e Transformação - Ele teve um encontro com Deus. Ninguém pode dizer para imitarem-no, sem antes passar por essa etapa
2) A sua visão foi mudada - Paulo ficou cego quando viu a luz, e sendo assim ele precisou buscar a vontade de Deus, e quando isso aconteceu, ele percebeu que as coisas espirituais são diferentes das coisas naturais e carnais
3) Ele vivia a Cristo e para Cristo - Depois dessas 2 primeiras etapas, a pessoa tem que ter intimidade com Cristo, e quando isso acontece, a pessoa não consegue viver sem Cristo e não viver para Cristo
4) Ele anunciava a Cristo - Quando a pessoa tem intimidade com Cristo e conhece os Seus mistérios, é impossível guardar somente para ela. Ela precisa anunciar a todos quantos puder sobre Cristo.

Para agora e pense em algo muito sério: "Testemunhar a Cristo". Não estou dizendo em testemunhar uma placa de Igreja, uma pessoa normal, estou dizendo em testemunhar, em ser igual, em fazer as mesmas coisas que Cristo foi na terra, e tudo o que Ele representa e é para nós.

Lembram de Daniel? Quando tentaram achar algum defeito nele, acharam somente uma coisa, ele era fiel a Deus! Que coisa maravilhosa essa.

Trago a memória algo triste: Muitos que dizem que são de Cristo, estão envergonhando a Cristo.
- Eu sou de Cristo, mas.......falo.......faço.......sou......o que Cristo reprova.
- Nesse tipo de caso, eu recomendaria a essas pessoas a repenssarem sobre sua vida espiritual. Não quero que você abandone a Cristo para viver a vida na carne e no pecado. Estou dizendo para levarem a sério a sua vida espiritual, pois a Bíblia diz que de Deus não se zomba.
Olha o que diz em 1 Jo 2:4: "Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade"

Mas eu te inspiro a fazer o que diz em 1 Jo 2:6: "aquele que diz estar n´Ele, também deve andar como Ele andou".
Olha, existem bençãos para aqueles que levam a sua vida espiritual a sério. E é muito maravilhoso andarmos como Jesus andou, e com certeza as pessoas irão dizer que você é uma benção, que a luz do Senhor brilha em você.

Estudo feito por Claudio S. Junior

Um comentário:

  1. "Paulo disse essas palavras por 2 razões principais:
    1 - Cristo não havia morrido e ressuscitado ainda"

    Oi!!
    Quando Paulo se converteu, já fazia tempo que Jesus havia sido crucificado e ressuscitado!!

    Abraço!!
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir