Pages

domingo, fevereiro 07, 2010

Estudo E.B.D.: Executando com Excelência O Ministério da Reconciliação

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 2Corintios 5:17-20a.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
O mundo inteiro, todas as pessoas, de etnias diferentes, em toda a história desde Adão e Eva carregam consigo a marca do pecado, de forma que todas estas pessoas estão destinadas a morte eterna. (Romanos 3:23; 6:23a) Porém, o Senhor que é bondoso, maravilhoso, misericordioso, piedoso, amoroso, quis reconciliar-se com o ser humano.
Deus na pessoa de Jesus Cristo vem a terra com uma missão: a de reconciliar a criatura com o Seu Criador, a de reconciliar Deus com o homem. O interessante é que foi o homem quem se afastou de Deus preferindo desobedecê-lo, e o Senhor com o seu amor, decidiu reconciliar-se com o homem. Isso aconteceu, Jesus veio a terra e através de sua morte e ressurreição nos reconciliou com o Pai. O convite de reconciliação ecoa nos quatro cantos da terra, a todos os povos, convidando a todos a reconciliar-se com Deus através de Jesus Cristo. Ele nos chama como estamos e nos transforma como Ele quer.
Um testemunho de alguém que se reconciliou com Deus!
“Irmãos, morei quarenta anos na cidade de São Paulo-SP, onde me casei, com 18 anos de idade, e onde construí minha casa. Na rotina de trabalho - casa, casa - trabalho, comecei, por influência de amigos, a me envolver com bebedeiras, a chegar cada vez mais tarde em casa, sem dar ao menos um ‘boa noite’ à esposa e, assim, fui me tornando um alcoólatra. Chegava sempre embriagado, a ponto de fazer do meu lar somente uma pensão. Foram 12 anos de casamento e de sofrimento para minha esposa, até que aconteceu o óbvio, separação. Eu não seguia Religião alguma e, desse modo, arranjei uma outra mulher que me aturou heroicamente por mais 3 anos. Com uma vida desregrada e errante espiritualmente, fazendo mal a quem só queria me ajudar, mudei-me para Maringá, há cerca de 10 anos, onde me amasiei novamente e, pela terceira vez, perdi o relacionamento para a bebida. Em seguida, passei a morar sozinho, mas, com o vício, perdi o emprego e, em pouco tempo, fui despejado, passando a ir morar na rua. Para piorar, meus documentos foram furtados e me entreguei 24 horas ao álcool, vagando durante as noites sem destino. Um certo dia procurei a Assistência Social da Prefeitura, que me encaminhou para uma casa de recuperação católica, onde permaneci por 1 ano e 7 meses. Lá havia uma pessoa que não se dava comigo e que acabou me agredindo, brigando e, por fim, arrancando meu olho esquerdo durante a confusão. Fui imediatamente socorrido pelo H.U., onde me submeteram a uma cirurgia, mas não pude voltar para a casa de recuperação, pois a regra dizia que quem brigasse seria automaticamente expulso. Começou, então, o meu martírio, visto que eu não tinha para onde ir, a não ser a rua. Diante disso, procurei novamente a Assistência Social, mas sem muita esperança, pois as casas de recuperação de Maringá estavam todas lotadas. No entanto, Deus já estava agindo em minha vida e reservou uma vaga na Missão Renovar, um lugar onde me aceitaram mesmo sabendo que eu havia brigado. Hoje, tenho pouco mais de cinco meses de internação na Missão Renovar, que me proporcionou estudar verdadeiramente a Bíblia e me converter ao Senhor Jesus. Aqui, pude colocar uma prótese do olho esquerdo e fazer meus óculos, além de receber todos os cuidados médicos necessários. Também pude me batizar no dia 06/09/2009 e, atualmente, sou membro da 3ªIPR de Maringá. Dou graças a Deus por esse Centro de Recuperação existir, pelas pessoas que me ajudaram nessa caminhada, por tantos ensinamentos, pelos responsáveis, mantenedores e por todos os envolvidos nesta obra, cujo objetivo é restaurar vidas e nos transformar, por meio de Jesus Cristo, em cidadão de bem” Fonte do Testemunho:  www.missaorenovar.com

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.”
Toda a transformação que ocorre conosco em nosso encontro com Jesus, diz Paulo “provém de Deus”, Há todo um propósito nessa transformação, pois o texto diz que Deus nos “deu o ministério da reconciliação”. Todo aquele que tem um encontro com Jesus, o Senhor o premia com o ministério da reconciliação. Todos os cristãos sem distinção e diferenças possuem um ministério, onde a essência é a mesma, independente de como ele é executado, esse é o ministério da reconciliação.
Usando como exemplo o apostolo Paulo, vamos aprender como executar com excelência o ministério da reconciliação.

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”
Saulo o perseguidor tem seu encontro com Jesus, ele é transformado, e Deus de imediato já coloca em suas mãos o ministério da reconciliação. (Atos 9:1-18).
Paulo compreende esse ministério e começa executá-lo ao longo de sua vida, de forma excelente. Em uma passagem ele diz que: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” desta forma podemos aprender tantas coisas com Paulo para que o ministério que Deus tem em nossa vida seja excelente, dentre tantas coisas se destacam:
- Seja uma pessoa Abençoadora; ( Rm 1:7; Ef 1:1 e 2; 1Ts 1:1; Fp 4:19).
Por onde Paulo passava ele deixava uma palavra de benção para as pessoas. Essa característica torna o seu ministério excelente. Assim como Paulo era uma abençoador, devemos ter essa característica em nosso ministério, independente das pessoas e das circunstancias, seja um abençoador.
Seja uma pessoa agradecida; ( Fp 4:10-18; Gl 4:13 e 14)
Em toda a sua trajetória, Paulo demonstrava sua gratidão as pessoas, ele era uma pessoa agradecida, era alguém que reconhecia o que as pessoas faziam por ele. Devemos ser assim também, devemos ser agradecidos por todos que cruzam nossa caminhada e nos ajudam muito de formas diferentes, sendo pessoas agradecidas, nosso ministério será excelente.
- Ser uma pessoa humilde; ( At 19:11 e 12; 2Tm 4:20; Pv 16:18; Pv 29:23)
Paulo era um homem usado por Deus para fazer maravilhas, a Bíblia diz no texto de Atos acima citado que maravilhas eram realizadas através de Paulo, porém no texto de Timóteo, o apostolo declara que Trófimo seu companheiro fica doente, ou seja, Paulo não é usado para curá-lo, porém Paulo declara isso a Timóteo demonstrando sua humildade. Devemos ser humildes em nossa caminha ministerial, sabendo que não seremos usados para realizar tudo, diante disso devemos permanecer humildes perante o Senhor e as pessoas, sendo assim, nosso ministério será excelente.
- Seja uma pessoa que busque os dons, porém clame pelo dom do amor; (Fm 1-25; 2Co 12:15).  Paulo em sua caminhada, viveu o amor, pregou o amor (1Co13), e um dos momentos marcantes foi o que ele proporcionou a Onésimo e Filemon. Onésimo era um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filemon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. O apostolo pede a Filemon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado” (Filemon 16). Paulo oferece-se para pagar a Filemon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera (Filemon 18, 19), Paulo vivia o amor. Assim como Paulo, devemos buscar o amor e vive-lo para gloria do Senhor.
Existem tantas outras coisas que destacam o ministério de Paulo e o tornam excelente, porém ficaremos com esses itens, coloque isso em pratica para que o ministério da reconciliação seja excelente para glória do Senhor.

Estudo feito por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário