Pages

sábado, fevereiro 27, 2010

Estudo: A tríplice atitude de Deus em meio ao descompromisso do homem!

Texto: Oséias 2:14 : “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.”

Ao longo da história Deus propôs a algumas pessoas e ao seu povo uma aliança, onde o Senhor e o povo poderiam desenvolver um relacionamento. Muitos aceitaram e foram fiéis ao Senhor nesta aliança, porém outros preferiram quebrar a aliança buscando satisfazer seus próprios interesses.
Na época do profeta Oséias não era diferente, Deus havia feito um pacto, uma aliança com o povo de Israel, o Senhor foi fiel a aliança, porém o povo que era profano procurava satisfazer seus desejos da carne e adorar outros deuses. E no texto em que lemos, Deus os adverte fortemente, mas como o amor de Deus esta sobre tudo, o Senhor começa a dizer palavras e a propor algumas coisas ao povo de Israel, de forma que esta aliança pudesse ser reafirmada. 

Então, meditaremos no seguinte tema:
A tríplice atitude de Deus em meio ao descompromisso do homem!

1°Deus decide atrair o povo que o traiu! “Portanto, eu a atrairei...” Versículo 14
O povo de Israel nem se importava mais com o Senhor, Deus poderia ter se colocado a par da situação, porém o Senhor que ama o pecador, decide atrair o povo que o havia traído, que contraste! A língua portuguesa traduz esta palavra como: chamar para si, encantar, seduzir. Deus queria ver novamente o povo com compromisso com ele. Para isso, o Senhor decide atrair o povo, é como que se Deus estivesse dizendo, eu quero a confiança de vocês depositadas em mim e não em Baal, eu quero vocês só pra mim. Assim é conosco, quantos de nós estamos distantes do Senhor, porém ele nos diz eu te atrairei para mim, seja atraído pelo Senhor que te quer bem.
 
2°Deus decide guiar o povo que andava por caminhos errados! “... e a levarei para o deserto...” Versículo 14
Depois de atrair o povo, Deus em seu plano de reconquistá-los, decide guiá-los, conduzi-los, levá-los a um lugar onde o Senhor saberia que seria necessário, e esse lugar é ao deserto. Deus poderia levá-los ao um jardim, ao um lugar arborizado, que traria vida, porém o Senhor mais do que todos sabe que o deserto é um lugar propicio para que o povo reconhecesse que sem Deus eles não eram nada. Conosco é a mesma coisa, depois de nos atrair o Senhor nos conduz ao deserto, pois lá aprenderemos muitas coisas que farão com que nossa aliança com Deus não seja quebrada mais.
 
3°O Deus verdadeiro decide se revelar aqueles que estavam buscando a Baal! “... e lhe falarei ao coração” Versículo 14
O Senhor os atrai, o Senhor os conduz ao deserto e por fim, para que a aliança fosse restaurada, Deus decide se revelar aqueles que estavam adorando outro deus. O texto diz: “lhe falarei ao coração”, somente o Senhor que é Onisciente consegue fazer tal coisa, Deus outra vez quis ensiná-los, corrigi-los, amá-los, enfim, revelar outra vez quem Ele é, para o povo de Israel. Assim é conosco, o Senhor, nos atrai, o Senhor nos conduz ao lugar que Ele quer e Ele nos fala ao coração.

Estudo feito por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário