Pages

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Reflexão: O símbolo do Peixe

Você já deve ter visto esse símbolo, certo? Ele é usado como um símbolo cristão, visto em carros, chaveiros e etc...
Quem sabe você conheça o símbolo, mas não saiba o significado, ou o porque dele ser usado como um símbolo cristão.
Essa matéria eu li em uma edição da Revista Defesa da Fé, e quero compartilhar com vocês.


"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam redes ao mar; porque eram pescadores; e disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4:18,19)
Um dos deuses filisteus, Dagã (1Sm 5:2 em diante), era representado como um ser dotado de corpo humano, mas com cauda de peixe. O trecho de Deuteronômio 4:18 proíbe a adoração da figura do peixe, por meio de imagens, o que significa que, naquela época, deve ter havido uma generalizada adoração ao deus-peixe. Também havia a deusa-peixe, Atargatis, adorada em Ascalom e também pelos nabateus. Na província de Oxyrhynchus, no Egito, havia uma espécie de peixe, com esse nome, adorado ali.
O idioma grego conta com mais de quatrocentos nomes de peixes, que distinguem espécies e vartiedades. Nessa língua, o termo genérico para peixes é ichtus, que ocorre por dezenove vezes no Novo Testamento. Como símbolo cristão, posterior ao Novo Testamento, o termo passou a ser usado para representar o cristianismo. A palavra grega ichtus era dividida num acróstico, ou seja, uma palavra grega que significa a primeira letra de cada linha ou parágrafo.
O ichtus é um símbolo difuso de Cristo, emblema e compêndio da fé cristã.
  I    - Ieosous  - Jesus
CH - Christós - Cristo
TH  - theou      - de Deus
 U   - uiós        - Filho
 S   - soter       - Salvador
Mas, além dessa, há várias outras hipóteses que justificariam o porquê da escolha do peixe. Alguns estudiosos sugerem que esse símbolo cristão surgiu como uma referência à milagrosa refeição proporcionada por Jesus, quando alimentou cinco mil homens, multiplicando cinco pães e dois peixes (Mt 14:15-21).
Assim, o peixe se tornou um símbolo da igreja visível e tem como um dos textos mais representativos a explicação de Jesus, quando disse: "Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar; e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os reins, porém, lançam fora" (Mt 13:47,48).
Em outras palavras, "o Reino dos Céus" se assemelha a uma grande mistura de peixes, bons e maus. A rede de arrastão da mensagem do evangelho apanha toda espécie de gente, mas somente algumas pessoas realmente se convertem, o que ficará comprovado pela seleção que será feita no fim.
Os ministros do evangelho são chamados de pescadores, porquanto, procuram conquistar os homens para Cristo e para o reino. O alimento espiritual pode ser simbolizado, nos sonhos e nas visões, por peixe. Um rico suprimento é outra coisa que pode ser representada pelo peixe nessas manifestações. E também podem estar em pauta a Igreja Cristã e a doutrina cristã.

Fonte: Revista Defesa da Fé

Um comentário:

  1. Trata-se de um acrônimo, utilizado pelos cristãos primitivos, da expressão "Iesus Christos Theou Uios Soter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador" (em grego antigo, Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ). Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com o crucifixo e continua a ser usado principalmente pelas denominações evangélicas.


    O Ictus também era utilizado para marcar catacumbas cristãs na época de perseguição aos cristãos. Outra utilidade era o uso para comunicação: um cristão marcava um lugar com uma meia-lua para baixo, se o outro também fosse cristão, marcava a meia lua para cima, formando o símbolo.

    ResponderExcluir