Pages

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Reflexão: Prazer e Alegria que termina em Decepção

Provérbios 14:12: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte".

Preste atenção nesse versículo que ele começa dizendo no singular "há caminho", mas que terminha no plural "os caminhos". Vamos entender o que isso quer dizer.

É muito comum vermos pessoas que mesmo sabendo que não é bom fazer algo, ainda fazem.
São os filhos que ao ouvirem dos pais para não fazerem alguma coisa; são cidadãos que tem leis para seguirem, e são fiéis que ouvem e lêem a Bíblia.

Os filhos quando ouvem dos pais para não entrarem no mundo das drogas, pois terá consequências ruins; ouvem para não se entregarem aos desejos carnais, pois poderá acarretar em sérias consequências; ou quando ouvem dos pais para não entrarem em vícios, que depois é praticamente impossível sair.
Dai os filhos saem dizendo que os pais são caretas, que estão fora de moda, e fazem o que os pais disseram para não fazerem.

São cidadãos que se não pagarem seus impostos em dia, serão mutados. Ou motoristas que sabem que existem leis, placas e limites de velocidade, mas que não dão tanta importância para isso, e que acarreta em multas e pontos na carteira, podendo até perdê-la.

E são fiéis que sabem, lêem, ouvem e crêem na Bíblia, mas que muitas vezes não praticam, e por consequência, sofrem. Eu sempre digo que a Biblia não serve somente para os "fiéis", mas sim para um todo. Se as idéias da Bíblia fossem aplicadas na vida normal, teríamos pessoas melhores, uma sociedade melhor e um mundo melhor.

Pense nessa ilustração:
"Um jovem tinha uma vida "chata", dai vieram oferecer para ele os "prazeres da vida". Primeiro chegaram com drogas, e disseram que isso o levaria para uma "viagem"; depois ofereceram bebida alcoólica, e depois vieram com mulheres.
Naquela hora ele viu que tudo aquilo era uma maravilha, e decidiu continuar naquela vida, mas depois ele percebeu que para ter as drogas, ele tinha que roubar; que para adquirir as bebidas tinha que usar o dinheiro que era usado para seu sustento, e percebeu que sias "aventuras sexuais" lhe causariam doenças. Podemos afirmar que o "marketing" é a alma do negócio, hehehehe.

Quando vemos propagandas sobre cerveja, por exemplo, vemos que aquilo deve ser a melhor coisa do mundo. Mas quando vivemos a realidade, percebemos que nada daquilo é real. Aquela alegria logo se transforma em problema, o que era bonito, torna-se feio, e além de dizer que isso resulta em doenças.
Vemos as propagandas de cigarro, que aparece a pessoa fumando, e que ela é o máximo, mas quando percebemos a realidade, vemos que o cigarro deixa os dentes podres, causa bafo e sem dizer sobre as doenças que ele causa.
Por isso que o texto de provérbios diz que há caminho que parece bom, mas que o fim dele são caminhos de morte.

Muitas coisas na vida parecem fáceis, boas e agradáveis, mas quando se vê, esta amarrado, endividado, desesperado e decepcionado.

Dai é nessas horas que as pessoas param, pensam e dizem: Porque não dei ouvidos aos meus pais? Porque não respeitei as leis? Ou porque não obedeci a Bíblia?
É quando isso acontece que se percebe que pode ser "tarde de mais", e percebem que já perderam muita coisa, que se afastou de muitos, e muitas vezes só ficam se culpando e não tem força para fazer nada. Percebem que o que era prazer e alegria, agora é peso, tristeza, culpá, dor, vazio interior, etc.

Conversei com um jovem tempos atrás e ele me disse que mesmo conhecendo a Deus e tal, quis "viver a vida". Me disse que bebeu, usou, abusou e fez o que quis, e ele me disse assim: "Isso só aumentou o vazio dentro de mim", e ele disse que por causa disso, ele tentou tirar a própria vida algumas vezes.
No livro de Eclesiastes, Salomão usa a sua própria história para nos ensinar isso. Que não vale a pena!
Ele teve poder, riquezas, mulheres e tudo o que desejou, e percebeu que isso era vaidade e enfado de vida, e percebeu que foi tomando caminhos que a pricípio era a melhor coisa do mundo, mas que o final, lhe causou danos irreparáveis na sua vida.

Lembro-me de quando tirei a carteira de motorista, aconteceu algo que entitulei como: "Seu erro, minha lição". Uma pessoa amiga fez algo "errado" e com o seu erro, eu aprendi.

Fico imaginando se Adão e Eva pudessem dizer sobre a sua atitude, com certeza diriam: "Não façam o mesmo que nós". E imagino se Sansão e Judas Iscariotes ticessem a mesma oportunidade, diriam o mesmo.

Tantas pessoas já erraram, e sofreram e sofrem por causa disso, e você não precisa passar por isso.
Creio que 2 palavras definem as coisas do mundo e da carne: "Ilusão" e "Mentira".
Adão e Eva foram iludidos por satanás, e perceberam que tudo aquilo era mentira.

Dizem que se conselho fosse bom, seria cobrado. Levem a sério aquilo que a Bíblia diz, e eu falo isso, por experiência própria, que as coisas que o mundo e a carne oferecem, realmente são ilusão e mentira.

Não se deixe ser levado pelas amizades ruins, pela popularidade e assim por diante, mas saiba que Deus tem o melhor para você.
Isaías 1:19 diz: "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o melhor desta terra".
Deus não só tem alegria e bençãoes na terra, mas como Ele tem para a vida eterna.

Diferente do mundo e do diabo que apresentam uma coisa e que na verdade não é, em Deus não existe ilusão e nem mentira, e o que começa bom, termina melhor ainda.
Eu te convido a experimentar uma vida boa, uma vida de verdades, uma vida que você só encontra em Jesus. O que Ele disse, acontecerá, o que Ele mostra, é verdadeiro.
Em Jesus encontramos o verdadeiro amor, a verdadeira alegria, a verdadeira paz e tudo o que precisamos.

Feito por Preb. Claudio S. Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário