Pages

quarta-feira, março 10, 2010

Estudo: Noite Escura

A Bíblia diz que o Sol nasce para todos, tanto para Justos como para Injustos (Mt 5:45).
Mas não é só isso, a noite também escurece para todos, tanto para Injustos como para Justos.
A B íblia cita Jesus como "o Justo, o Rei da Glória, o Sol da Justiça, a Estrela da Manhã".

Contudo Jesus teve uma longa noite escura em sua vida
Da para entender isso? (A mais escura noite do Sol da Justiça)
(A mais nebulosa noite da Estrela da Manhã)

Não da para entender, mas Deus permite que nós os crente passemos por noites escuras.
Crentes, também tem enfermidades.
Crentes, também ficam desempregados.
Crentes, também passam por depressão.
Crentes, também passam por longas noites escuras.

A mais longa noite de Jesus foi a que antecedeu sua: traição, prisão e crucificação.

Qual é a maior noite que você já passou ou esta passando?
Traição: Quando você descobriu que estava sendo traído(a)?
Enfermidade: Uma noite antes da cirurgia?
Depressão: parece que o sol não brilha mais?
Crise financeira, desemprego, etc.
Os textos de Mt 26:36-46;  Mc 14:32-42 e Lc 22:39-46; narram a noite de vigília que Jesus passou no monte das oliveiras, provavelmente foi uma das mas longas noite que Jesus passou nesta terra.
Analisando essa passagem quero destacar três convicções que precisamos ter ao enfrentar uma noite escura em nossas vidas.

I -  Quando a noite escurece, nossas orações devem ser intensificadas! v. 44
Orai sem cessar!
A oração deve ser sempre a nossa arma de defesa quanto de ataque, ela deve ser sempre o nosso maior recurso, e nos momentos que antecedem julgamento, cirurgia, provas, ou seja: momentos decisivos em nossa história, devem ser precedidos por muita oração.
Oração intensificada é a receita de Jesus para nós em momentos decisivos.
"O Espírito esta preparado, mas a carne é fraca"  Jesus intensifica sua oração pois com a carne não se brinca, a linha que divide o Espírito da carne é muito fina, a balança que pesa as duas coisas é muito neutra, cabe a nós pela oração manter o equilíbrio do Espírito.



II -  Quando a noite escurece, os amigos desaparecem! v. 45
Nem uma hora podeis vigiar comigo?
Jesus não desejava apenas a oração de seus discípulos, ele desejava a companhia, a atenção, o consolo, o apoio, a presença.
Por três vezes Jesus acordou os seus discípulos para que orassem com Ele, mas por três vezes eles voltaram a dormir, Lucas diz que eles dormiam de tristeza, Mateus e Marcos dizem que os olhos dos discípulos estavam muito pesados, sonolentos.
Quando a noite escurece a própria escuridão se encarrega de esconder os nossos amigos.
Não que os discípulos não queriam estar junto do mestre, mas parece que havia um impedimento, como se Jesus tive-se que passar por aquilo sozinho. 
Assim como o sacrifício que Jesus faria na Cruz era algo extremamente pessoal, particular, sem poder ter nenhuma participação de terceiros, assim também aquela noite era só dele.
Há noites que são exclusivamente nossa, e ainda que tentemos incluir mais alguém nela, será de total frustração!
Não se frustre quando estiver passando por uma noite de escuridão e seus amigos não te ligarem, não te visitarem, nem se despertarem para sua dor, pois essa noite é sua e não deles, lembre-se também de Jó que não pode contar com os amigos quando a noites escureceu o seu dia. 

III - Quando Deus não remove nossa noite escura, ele nos manda um anjo para nos confortar! v. 43 "Um anjo vindo do céu o confortava".
Depois de orar e pedir que se possível o Pai removesse aquela noite escura, Jesus recebe a presença de um Anjo e nada mais.
Há noites que o Pai não quer remover de nossas vidas, há dores, há sofrimentos, há crises que pertencem a um propósito insondável de Deus para nós.
"Deus sussurra e fala à consciência através do prazer, mas grita-lhe por meio da dor: a dor é o seu megafone para despertar um mundo adormecido." C. S. Lewis.
Contudo temos a garantia de sua provisão, de sua presença (Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt 28:20).
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer! Sl 30:5
O Senhor esta contigo ele não te desamparará, "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que ainda amamenta, e não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti". Is 49:15.
O Senhor é contigo a noite vai passar!


Conclusão: há um hino do grupo Voz da Verdade que diz:
Nunca houve noite que pudesse impedir, o nascer do sol e a esperança. E não há problema que possa impedir, as mãos de Jesus á me ajudar!
A noite passou por Jesus e Jesus a Venceu, assim como venceu a Morte, e naquela manhã de páscoa a Estrela da Manhã voltou a brilhar!
Eu diria que ela nunca deixou de brilhar, mas agora brilha como mais intensidade sobre minha vida! 
 
Estudo feito por Pr. João Paulo Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário