Pages

sábado, março 27, 2010

Reflexão: Julgamento

Ontem 26.03.2010 foi o encerramento do julgamento do casal Nardoni sobre o caso Isabela, que chocou o país todo.
Eles foram condenados, mas não quero entrar em questão deles, pois não estive a par das provas e da investigação, mas quero me reter a atitude do povo em relação ao casal.
Vi em alguns jornais os reporteres entrevistando as pessoas na rua sobre se ele eram culpados ou inocentes, e todas as pessoas que eu vi, diziam que eles eram culpados. Vi em outros jornais as pessoas vaiando e até mesmo agredindo o advogado de defesa do casal.
Pelo o que tudo indicava, o casal realmente era culpado. Pelas provas, pela perícia e tudo mais, e as pessoas sem dó os condenava e quando saiu o resultado as pessoas vibraram muito, e até soltaram rojão em comemoração da sentença.
Isso me trouxe a memória sobre o julgamento de Jesus. Contra Ele não havia crime, não havia provas, mas mesmo assim as pessoas gritavam: "Crucifica-O".
Jesus que outrora pregou e mostrou o amor, ensinou como ser e ter uma sociedade melhor, como poder viver bem e melhor conforme as leis de Deus, agora um homem que realmente devia, esse sim tinha culpa de tudo o que o acusavam, um homem chamado Barrabás, que por ocasião da festividade e do costume foi liberto e Jesus foi condenado a morte.
O rei Herodes não quis ter parte em sua morte, mas como era o povo quem decidia teve uma atitude de lavar as mãos perante o povo e dizer que não tinha parte em Sua morte.
E fico imaginando Jesus ao ver aquelas pessoas sendo insitadas pelos Fariseus a pedirem a Sua morte. Repito, não teve nada que O condenasse. Não teve assassinato, não teve nada de mal, não teve provas que provassem Sua "maldade". Ele não devia, mas foi condenado.
E como estou falando da reação do povo, permita-me dizer algumas coisas mais.
O povo que a pouco havia seguido a Jesus e a Seus conselhos, eles que viram Seus milagres e diziam que Ele veio para mudar para melhor o mundo, agora estavam lá vendo-O humilhado, maltratado e condenado a morte, e eles continuavam gritando: "Crucifica-O".
Isso me leva a pensar o seguinte: As pessoas mudam de opinião tão facilmente, e sempre puxam para o lado de quem está "vencendo", de quem está no "auge" e assim por diante.
Lembr0-me esses dias atrás estava assistindo um jogo em que um comentarista criticou a atitude de um treinador e tal, e no final do mesmo jogo o treinador explicou o porque de fazer aquilo, e depois de ouvi-lo o comentarista mudou sua opinião.
Nós em uma hora estamos tão certos de algo e logo depois mudamos radicalmente nossa opinião tão facilmente. Se mudarmos para melhor e para o certo, é ótimo que isso aconteça, mas nem sempre isso acontece.
E vemos mais uma coisa: As pessoas são cruéis.
Como disse, não quero entrar em questão se o casal Nardoni é ou não culpado. Eu penso que se eles devem e são culpados, devem pagar pelo que fizeram. Mas as pessoas julgam e sem piedade.
Apesar de as pessoas terem julgado e condenado a Jesus, vemos pela Bíblia que era necessário isso ter acontecido para Ele ser o nosso salvador.
E quero terminar esse pensamento com uma frase que já até coloquei no blog que diz: "Jesus não foi entregue a morte por Judas por causa de dinheiro; Jesus não foi entregue a morte pelos Fariseus por causa de ciúmes, mas Jesus foi entregue a morte pelo Pai por causa de amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário