Pages

sábado, março 13, 2010

Realidade: Tentação

A todo instante, em todos os lugares e todos os dias nós somos tentados.
O que é a tentação? Vem do grego (Peirasmos) que é a indução para o mal por sugestões do diabo ou da sensualidade.

Podemos afirmar que quando vemos na internet um baner dizendo: "Clique aqui e veja as mais lindas mulheres do mundo", isso é uma tentação. Quando vemos um cartaz que diz: "Beba todas" é uma tentação. Quando vemos, no caso dos rapazes, uma mulher com roupas sensuais, isso é uma tentação. Quando vemos um dinheiro que não é nosso e queremos pegá-lo, é uma tentação. E tantos outros exemplos que poderia colocar aqui.
Ninguém esta isento de ser tentado, mas que fique claro uma coisa, ninguém é obrigado a cair em tentação. Ser tentado não é sinônimo de pecar, mas cair em tentação, dai é pecado.

Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre isso:
1 - Jesus foi tentado e não pecou (Mateus 4:1-11)
Nesse texto fala que depois de 40 dias jejuando, Jesus teve fome, e diz que o Espírito o levou ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jesus foi tentado mas não caiu em tentação. E como é bom saber disso. Não é possível impedir que a tentação nos sobrevenha, mas é possível impedir que caiamos nela. E como Jesus venceu? Preimeiro Ele venceu a tentação pela Bíblia. Em todas as tentativas de satanás, Jesus disse: "Esta escrito". E vejo também a ajuda do Espírito Santo, pois Ele tinha jejuado 40 dias, e sendo assim, estava cheio do Espírito Santo.

2 - Jesus nos ensina a pedir a Deus a não nos deixar cair em tentação (Mateus 6:13a)
Na "Oração do Senhor", ou mais conhecida como "Pai Nosso", Jesus nos ensina a pedirmos a Deus para que Ele não nos permita cair em tentação. Aqui posso entender algumas coisas: a) Desejo de não querer pecar b) Buscar auxílio de Deus c) Confiar que Deus nos ajudará em nossas fraquezas

3 - Cada um é tentado pela sua concupiscência (Tiago 1:14)
Esse texto diz: "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência". Perceba que seremos tentados naquilo que conhecemos e outrora já praticamos. Deixa eu te dar um exemplo: Se vierem me oferecer drogas, com certeza que eu recusarei, porque eu nunca usei, e pretendo nunca usar. Mas se eu for tentado em coisas que eu conheço e já pratiquei antes, isso será uma grande luta para mim.
E é isso que o diabo usará. Na área que você é mais fraco(a), ele usará contra você para te tentar.

4 - Mesmo na tentação, Deus está no comando (1 Co 10:13)
Nesse texto vemos algo que é importante sabermos, a tentação não vem de Deus, mas do próprio homem, ou podemos dizer, da natureza humana. Mas apesar disso, o texto afirmar que Deus não deixará vir sobre nós uma tentação mais forte do que nós. E além disso, na permissão da tentação Ele dará a saída. O problema é que o diabo quer que pensemos que somos fracos, e que é impossível não cair em tentação. Mas como já disse, se Jesus venceu, nós também venceremos em Seu nome.

Não podemos pensar que só porque estamos dentro da Igreja e que tememos a Deus, que não seremos tentados, essa é uma grande realidade, mas quero te dar uma outra certeza de realidade, é possível ser tentado e não cair nela.
Se você tem sido tentado e não tem conseguido vencer a mesma, estou te falando que Deus quer te ajudar a vencer. Não pense que você esta sozinho(a) nessa.

Como você pode vencer?
1 - Siga o exemplo de Cristo
2 - Tenha uma vida de consagração a Deus
3 - Leia e se alimente da Bíblia, pois ela te ajudará
4 - Se encha e dependa da ação do Espírito Santo
5 - Busque a Deus em oração
6 - Evite situações que você sabe que é fraco (Ex: Internet, Bares, Shows e etc)

Espero que quando vier a tentação para te fazer pecar e te afastar de Deus, você possa vencer em nome de Jesus. Não pense que só porque você é tentado que você tem que pecar.
Que Deus te abençoe e te faça vencer.

Fale conosco e poderemos te ajudar em oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário